Se utilizado em conjunto com as ferramentas de anúncios, o Black Friday pode aumentar a competitividade dos varejistas de pequeno e médio porte, como aponta uma pesquisa realizada pelo Scup. O levantamento ainda indica que não há fidelidade às lojas nessa época e que a decisão de compra é feita de acordo com as melhores ofertas. Embora a maioria dos consumidores já tenha definido os itens a serem adquiridos no dia, ainda há espaço para alavancar as vendas por impulso em tickets médio (até R$ 500). Os compradores preferem esperar a data para comprar livros e celulares que representam, respectivamente, 23% e 9% das menções de expectativa em relação ao evento.
“O monitoramento das redes sociais auxilia o entendimento do comportamento dos consumidores, o que permite que a comunicação seja mais assertiva nesses canais. Cabe ao varejista interpretar o desejo do consumidor e priorizar, por exemplo, os anúncios das ofertas de smartphones com câmeras”, revela o gerente de marketing do Scup, Fabio Marques Santos.
Os itens mais citados nas categorias de eletrodomésticos, informática, moda e telefonia foram, respectivamente: geladeiras, computadores, tênis e celulares. Dentre aqueles que demonstram interesse em adquirir o aparelho celular, grande parte citou os modelos da Apple. No entanto, diversos consumidores não mencionaram marca e sim as funcionalidades que desejam encontrar, como câmera fotográfica.