Rodrigo Battella, diretor da divisão de serviços financeiros e pagamentos na Blip

Blip lança solução de Pix via Open Finance no WhatsApp

Primeira transação neste formato foi realizada para o Instituto Mano Down, a fim de arrecadar doações com mais facilidade, rapidez e segurança

A Blip, especializada em conversas entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagem, anunciou o lançamento da sua solução que integra a experiência do Pix com o Open Finance no ambiente do WhatsApp. A nova funcionalidade foi feita em parceria com a Efí Bank (antiga Gerencianet), que lançou a “API Pix via Open Finance” pertencente ao ecossistema de meios de pagamentos da vertical Efí Pay. Ao comentar a iniciativa,  Rodrigo Battella, diretor da divisão de serviços financeiros e pagamentos na Blip, disse que “uma das grandes tendências de inovação do mercado financeiro no Brasil, o Open Finance, tem previsão de incluir 4,6 milhões de pessoas no mercado de crédito, de acordo com estudo do Serasa Experian. Para fomentar ainda mais uma rotina financeira prática e com segurança ao consumidor de onde ele estiver”, 

De acordo com o executivo, a solução habilita a iniciação de pagamento usando o Pix através da tecnologia do Open Finance, a qual foi integrada na Blip. “Com a API, a empresa de contatos inteligentes permitirá que seus clientes autorizem o pagamento se conectando a diversos bancos, oferecendo uma experiência rápida, fluida e com menos etapas. A iniciativa do Banco Central com o Open Finance agora também se torna uma ferramenta para transações via chatbot”.

Atualmente, a implantação desse novo serviço encontra-se na fase 3, onde será permitido pagamentos com Pix. Em breve, também estarão disponíveis opções para TED, transferência entre contas do mesmo banco e pagamentos de boletos e débitos sem a necessidade de recorrer ao aplicativo da sua instituição financeira. “Estamos contentes em dar esse grande passo no ecossistema Blip de pagamentos, sendo a primeira companhia não financeira a fazer operações transacionais no WhatsApp em ambiente de Open Finance e usando nossa principal expertise que são os contatos inteligentes. Isso dará tração a novos negócios, permitindo novas possibilidades de movimentações financeiras”, garantiu Rodrigo.

O Pix Open Finance se propõe a oferecer benefícios significativos, como a redução das barreiras e custos associados a transações financeiras tradicionais, tornando-se uma opção ainda mais atrativa para realizar pagamentos e, no caso do Mano Down,  doações. “Como sempre aconteceu na história da Blip, queremos nos manter na vanguarda dessa revolução conversacional e financeira, liderando o caminho para o futuro das transações no WhatsApp e abrindo portas para uma nova era de interações comerciais e transações financeiras diretamente através das  conversas. Estamos rompendo barreiras e trazendo a experiência de Open Finance para um ambiente de mensageria, abrindo um mundo de novas possibilidades para marcas e consumidores, sem perder a segurança e a confiabilidade”, completou o diretor.

Apesar do nome significar sistema financeiro aberto, o Open Finance não tornará público os dados dos cidadãos. “O compartilhamento das informações de pagamento depende de consentimento prévio do cliente e na Blip estamos trabalhando para garantir segurança total via WhatsApp com ações que estão de acordo com o processo de LGPD e a regulamentação do Banco Central”, esclarece Paulo Kimura, diretor de segurança da informação e governança de TI na Blip.

Pix Open Finance acelera doações

A primeira atuação de Blip com o Pix via Open Finance foi um projeto com o Instituto Mano Down, instituição responsável pelo atendimento de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. Por meio do chatbot da instituição, o “Maninho”, é possível fazer pagamentos com Pix sem a necessidade de recorrer ao aplicativo da sua instituição financeira, tornando ainda mais conveniente e rápido o processo de doação para apoiar o instituto. É a tecnologia facilitando o engajamento social e o apoio a causas importantes.

“A iniciação de pagamentos reduz a fricção nas transações com Pix, fazendo com que o pagador tenha uma jornada única, o que contribui para mais conversão nas vendas. A jornada sem redirecionamento vai tornar a experiência ainda mais fluida e com menos etapas. Acreditamos que a agenda evolutiva do Open Finance trará ainda mais benefícios para que soluções inovadoras como a da Blip continuem a dar certo e para que o market share do Pix cresça ainda mais”, afirmou Danilo Oliveira, diretor de produtos da Efí. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima