A Blockbuster, rede de vídeo locadoras, completa em 2006, onze anos de operação no Brasil. Com mais de 1.200 funcionários e 124 lojas distribuídas em onze estados brasileiros e na capital federal, a Blockbuster tem como filosofia proporcionar aos clientes ambiente familiar e inovador. Para tanto, investe na capacitação constante dos colaboradores. Com o departamento de RH centralizado em São Paulo e lojas espalhadas em todo o território nacional, os treinamentos representavam altos custos. A Blockbuster enfrentou então o desafio de treinar uniformemente todos os funcionários, de modo que o atendimento fosse igual em todas as lojas da rede.
Em 2004, a empresa adquiriu o DTM University, software aplicado à capacitação de funcionários, desenvolvida pela DTM Marketing de Relacionamento. A ferramenta garantiu acesso pleno aos programas de treinamento mesmo às equipes das regiões mais afastadas. Criada originalmente para disseminar a cultura de marketing de relacionamento entre os funcionários, apoiando os projetos implantados pela própria DTM, a plataforma DTM University dispõe de gerenciador de documentos que trata a informação – artigos, comentários, comunicados, editais, etc. – e a publica, em formato e conteúdo padronizados, utilizando diferentes canais, inclusive a Internet, intranets e extranets.
De acordo com a gerente de RH da Blockbuster, Juliana Abdala, o DTM University permite que a informação chegue rapidamente aos funcionários com o mesmo padrão de qualidade, formato e conteúdo. “O University foi crucial para que implantássemos o Programa de Educação Continuada em Operações (ECO), com qualidade e resultados extremamente favoráveis. Em 2005, conseguimos treinar 100% da nossa força de vendas em nível gerencial, ou seja, 124 profissionais que somam mais de 12 mil horas de treinamento”, explica. Para 2006, a superintendente projeta estender o treinamento aos demais níveis hierárquicos, potencializando a utilização da ferramenta no máximo da capacidade.
Otimização de custos e tempo – O diretor-executivo da DTM, Bernardo Canedo, explica que a empresa desenvolveu uma solução focada nas necessidades da rede e com o DTM University criou um modelo que, unindo conteúdo auto-instrutivo a aulas presenciais ministradas de forma complementar, aumenta o grau de penetração e eficácia dos programas de treinamento, com redução de custos. “Atualmente o ECO soma 97 horas de treinamento auto-instrutivo por funcionário, com informações conceituais que serão utilizadas no dia-a-dia da loja”, diz ele.
Mais do que uma solução tecnológica de e-learning, o DTM University é, na verdade, uma ferramenta que gerencia a aprendizagem na Blockbuster. Por meio dela os funcionários interagem com a ferramenta DTM e podem acessar o conteúdo do curso durante o trabalho ou do computador de casa, em qualquer horário. Essa plataforma gerencia as notas de provas e a liberação para as próximas etapas do curso.
A Blockbuster, por sua vez, consegue acompanhar a freqüência e desempenho dos funcionários nos treinamentos e identificar possíveis falhas no aprendizado, pois as estatísticas desse processo são consolidadas, inclusive com medição pré e pós-treinamento. “Além do domínio tecnológico de ferramentas de relacionamento, encontramos na DTM a aplicação de todos os conceitos utilizados nas relações entre empresa e cliente para nossas necessidades de relacionamento entre empresa e funcionário”, finaliza Juliana Abdala, gerente de RH da Blockbuster.