Boas práticas de governança de TI


O executivo Angelo Zanini diretor-presidente da SCUA, empresa do mercado no segmento de autenticação, autorização e administração (3A), será um dos palestrantes do”CONIP Brasília – Fórum de Gestores em TI”, que terá como temática principal o papel da tecnologia da informação como ferramenta de fomento à transparência da gestão pública. O Fórum é integrado por painéis, seminários e cursos, e será realizado nos dias 22 e 23 de novembro na capital federal.

Na oportunidade, o executivo participará do primeiro dia do encontro no painel que analisará as “Boas práticas de Governança de TI – Certificação Digital”. “Vamos debater a governabilidade inteligente da administração pública e de TI, abordando diversos aspectos, entre os quais o emprego da certificação digital e seus ganhos em segurança; e o benefício real do Governo Eletrônico para o cidadão e também para o Governo no que diz respeito à gestão de licitações e à execução de contratos”, explica Angelo Zanini.

Também participam do painel, que terá como moderador Marcelo Cunha, consultor de tecnologia do PRODASEN (Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal); Sérgio Kulikovsky, presidente da CertiSign; Nivaldo Cleto, diretor de tecnologia da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas); e Luiz Gustavo da Silva, da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco.

O CONIP DF tem por objetivo fomentar o diálogo entre o Governo Federal e as organizações privadas e não governamentais, no âmbito das iniciativas de governo eletrônico, permitindo o intercâmbio de informações para a definição das políticas públicas e dos investimentos em tecnologias e soluções para governo eletrônico.

Serviço
Data: 22 e 23 de novembro
Horário – das 8h30 às 18h
Local: Hotel Quality Suites Lakeside – SHTN Trecho 01 – Lote 02 – Projeto Orla 3 – Brasília
Informações no site www.conip.com.br/df

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boas práticas de governança de TI


Como gerar métricas adequadas de controle e segurança, que por sua vez se traduzam em cuidados com a integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações? Com o advento de requisitos legais para adequação das empresas, como por exemplo, a Sarbanes Oxley, é cada vez maior a necessidade de se apresentar evidências comprovando que a empresa é pautada pela ética e zela pela segurança. Mas, como gerar métricas de acompanhamento que evidenciem o cuidado da empresa com a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.

A solução para este desafio é o módulo de “Métricas e Indicadores” do Horacius, sistema de gestão da segurança da informação que gerencia os processos da empresa com foco na segurança das informações, reunindo em uma única solução os dados necessários para a gestão do risco e as políticas e procedimentos relativos à segurança da informação da empresa.

O módulo “Métricas e Indicadores” permite que sejam criadas as métricas e indicadores baseados em ítens do COBIT e da BS7799-2. Desta forma além de mensurar o andamento da implantação dos processos, o Horacius, da e-Trust, permite que a empresa priorize a implantação das recomendações das boas práticas internacionais, de acordo com a necessidade do negócio da empresa.

O sistema possui interface web, multilingüe, já vem populado com os 318 ítens do COBIT e os 127 controles da BS 7799-2. Adicionalmente a estes controles, podem ser inseridas no sistema normas específicas, de acordo com a necessidade da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima