O banco tem buscado se beneficiar do ecossistema de inovação para desenvolver soluções que visam impactar dentro e fora da organização
O Bradesco anunciou a ampliação do Inovabra, ecossistema de inovação do banco, realizando o contrato com 14 startups, mais que o dobro de parcerias efetuadas na etapa anterior. “O programa foi criado para melhorar a vida das pessoas e das empresas por meio da inovação, estimular a cultura e acelerar as nossas jornadas de transformação digital”, explicou Fernando Freitas, head de inovação do Bradesco.
De acordo com o executivo, somente em 2022 foram experimentadas mais de 70 soluções no laboratório da instituição. “O Invest+, que é um aplicativo que consolida investimentos em um só lugar ao conectar bancos e corretoras, e a Vitrine virtual de imóveis e veículos em leilão, são exemplos de serviços que foram originados por meio da inovação aberta e já estão disponíveis para os nossos clientes”.
Além disso, segundo ele, com o intuito de acelerar e trazer mais segurança às experimentações, o Inovabra disponibilizou o Sandbox privado de inovação. “A plataforma conta com recursos que simulam um core bancário, com dados fictícios. Para inaugurá-lo, foi realizado o 1º Hackathon inovabra de Cash Management que, entre cinco finalistas, selecionou a 7AZ para experimentar uma solução com o banco”.
O papel do inovabra também se estende ao fomento do ecossistema por meio do seu ambiente de coinovação que, a cada ano, atrai mais empresas e expande seu book de soluções. Em 2022, 65 startups se juntaram ao ecossistema, totalizando 233. Além delas, corporações de diferentes setores também se tornaram parceiras, como por exemplo, Banco John Deere, LATAM, BRK Ambiental, Mondelez e Cyrela. E, para destacar os membros e as áreas do Bradesco que mais colaboram e inovam, anualmente acontece o reconhecimento interno “Colaborar para Inovar”.
“A inovação é um papel de todos que fazem parte do negócio e o público interno precisa estar engajado para soluções inovadoras acontecerem e melhorarem a experiência dos clientes. Um exemplo disso foi o Metaverso Experience, evento que apresentou o tema e proporcionou experiências imersivas para mais de três mil colaboradores do Bradesco. E o Inovabra possui um programa de cultura que tem a missão de disseminar conhecimento internamente e criar um portfólio de projetos”, assegurou Freitas.
Segundo o head, para este ano o banco planeja continuar ampliando sua capacidade de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. O metaverso, por exemplo, que já está entre os temas trabalhados pela organização, ficará ainda mais presente no próximo ano. “Estamos presenciando um grande marco que é o surgimento da Web 3.0 e a presença do metaverso dentro do ambiente corporativo e o Bradesco está atento a tudo isso. Queremos cada vez mais entregar aos nossos clientes e parceiros, tecnologias que conectem o espaço físico e virtual, de forma segura, eficaz e inovadora. Além disso, o banco acompanha o mercado de ativos digitais visando extrair as principais oportunidades que estejam relacionadas à evolução dos negócios financeiros. O objetivo é trabalhar com ativos subjacentes que sejam regulados pelo Banco Central e pela CVM, e aqueles mais ligados ao seu core business, expertise e dia a dia”.
As contratadas
As contratadas pelo Bradesco em 2022 foram Teddy, Ololu, Finch, Quod, R3, Field Control, D1 Zenvia, LegalBot, Inbot, CubeTI, Trestto, BCF, Walljobs e Semantix – que fechou contrato com quatro áreas distintas da instituição financeira. Já o inovabra ventures, fundo de capital proprietário do banco, investiu em 10 startups diferentes no ano passado: Partyou, Ictineo, BCP Global, BV, Smartbrain, Docket, Agrotools, OneBlinc, ChargeAfter e Rabbot.