Na última terça-feira (28), a Kantar, junto com o grupo WPP e a revista IstoÉ Dinheiro, apresentou o resultado do ranking das 60 Marcas Mais Valiosas do Brasil. O banco Bradesco levou o prêmio principal, com um valor de marca de US$9,47 bilhões – aumento de 35% em relação ao ano passado. O Google se destacou como a mais forte com atuação no Brasil, enquanto Magazine Luiza foi a que mais aumentou seu valor em 2019, em 276%. O montante total das marcas chegou a US$ 69,9 bilhões (alta de 11%).
De acordo com Eric Salama, CEO Global da Kantar, as marcas que são percebidas como inovadoras crescem sete vezes mais do que as que não são. “Nesse caso, o importante não é ter muitos dados, mas saber usar os que já temos para gerar crescimento nas marcas.” Ele também fez uma análise do cenário atual da publicidade no Brasil. “As marcas brasileiras se saem bem em significado e relevância, mas precisam se diferenciar mais das outras. Além disso, segundo a percepção dos consumidores, elas não são tão inovadoras quanto as chinesas ou americanas”, diz.
Diante disso, Sonia Bueno, CEO da Kantar Brasil, destaca a importância de as marcas saírem da zona conforto, apresentarem soluções inovadoras, acompanharem as transformações da comunicação e desenvolverem estratégias que posicionem o consumidor no centro de todos os movimentos da marca. Para contextualizar, apresentou cases de sucesso como Kit Kat e Tixan Ypê. “Os fatores de sucesso que contribuem para o equity de marca são: propósito e estratégia de negócio, cultura de inovação, comunicação consistente -multiplataforma- e novas experiências com o consumidor”, afirma.
Eduardo Tomiya, diretor da Kantar Brasil, explicou a metodologia para a realização de ambos rankings, além de destacar a importância de ter um valor de marca elevado. “A reputação é o ativo mais valioso de uma empresa, e, sendo forte, protege o negócio em épocas de crise. A marca -que é construída nos pontos de contato com o consumidor- foi fundamental para o Bradesco e Magazine Luiza serem vitoriosos neste estudo. Google com sua cultura de inovação e sempre orientar para as necessidades dos clientes aparece como destaque da marca mais forte do Brasil”, diz.