Os brasileiros utilizam, em média, 16 aplicativos em seus smartphones e tablets. O México é o país no qual o número de aplicativos utilizados em smartphones e tablets é o maior na América Latina, sendo respectivamente de 20 e 22. Seguem a Colômbia (19 e 21), Chile (19 e 20), Argentina (18 e 21) e Peru (18 e 20). Esses são dados referentes à pesquisa feita pela comScore, Inc, em parceria com a IMS Internet Media Services (IMS), com usuários de dispositivos móveis.
Para realizar a pesquisa IMS Mobile LatAm foram entrevistados 1.609 brasileiros de um total de 4044 usuários de dispositivos móveis. O estudo mostra as diferenças comportamentais dos usuários entre os diversos dispositivos móveis em cada país, revelando ainda outros dados nos quais o Brasil se destaca, ficando em alguns desses casos, acima da média. O percentual de brasileiros que já tem um laptop ou um desktop e que utiliza smartphones e tablets é de 56%, acima da média latino-americana que é de 54%, sendo superado apenas pelo México, que chega a 64%. Os usuários brasileiros que, além de laptops e desktops, utilizam apenas smartphones no país formam uma parcela de 37%, exatamente igual à média na América Latina, enquanto apenas 2% são usuários únicos de tablets ou somente desktops (5%).
O sistema operacional Android é usado por 82% dos brasileiros em smartphones e por 71% em tablets. Essas percentagens são respectivamente de 78% e 68% na América Latina. A média de uso do Android em smartphones no país, ainda, é a maior do que a encontrada em todos os outros países contemplados pela pesquisa. Em tablets, porém, é superada pela Argentina (74%) e Peru (72%). Na forma de acesso à Internet, também são encontradas diferenças entre o Brasil e os outros cinco países: em smartphones, 81% recorrem ao WiFi, percentual que é de 80% para o total dos entrevistados, 19% acessam com o 4G, abaixo da média para os latino-americanos que é de 23%. O país com maior acesso 4G em smartphones é a Colômbia (41%) e o menor, a Argentina (9%). Nos tablets, 36% dos brasileiros usam os 3G, ficando acima da percentagem da média latino-americana (29%) e das encontradas nos outros cinco países. No uso de tablets 4G, a percentagem do país fica em 12%, igualando com México, superada pela Colômbia e Peru (18%) e acima do Chile (8%) e da Argentina (7%).
No Brasil, tanto quanto na América Latina, nove entre 10 brasileiros online possuem um dispositivo móvel. A pesquisa revela que o hábito de comprar online na América Latina mudou de um ano para cá: hoje se compra mais através de smartphones (50%) do que em tablets (41%). No ano passado, além dos consumidores comprarem menos via dispositivos móveis, o percentual de uso era igual tanto para smartphones quanto tablets.
“Analisar o Brasil no contexto da América Latina, respeitando sempre as diferenças culturais e de comportamento, nos é muito útil para compreender o seu engajamento e torná-lo mais eficaz para as marcas que podem se beneficiar dos novos espaços oferecidos pelos aplicativos mais populares do mundo e, que representamos comercialmente no país e na região com exclusividade”, observa Alexandre de Freitas, diretor geral da IMS no Brasil.