Brasil fica em último no ISI


A consultoria Everis apresentou o “Indicador da Sociedade da Informação (ISI)” referente ao terceiro trimestre de 2006, que analisa os avanços da tecnologia da informação e telecom no México, Argentina, Chile e Brasil. De acordo com o relatório, o Brasil obteve, pelo quinto semestre consecutivo, o menor índice em relação aos demais países: 3,93 pontos. Porém, apresentou aumento de 0,7% em relação ao ano anterior, o que constitui o segundo melhor resultado obtido pelo país nos últimos cinco trimestres. “O aumento na pontuação do ambiente de sociedade da informação originou-se a partir de um aumento na área institucional, beneficiado pela queda na taxa de risco país, implícita na cotização dos títulos públicos”, afirma Flávio Araripe, sócio-diretor da Everis.

Na América Latina, o Indicador da Sociedade da Informação referente ao terceiro trimestre de 2006 foi de 4,33 pontos, valor mais elevado registrado nos últimos sete anos, embora seu crescimento interanual, 1,8%, tenha sido o mais baixo dos últimos 13 meses. Entre as Tecnologias da Informação e Telecomunicações (TIC), o número de telefones móveis para cada mil habitantes chegou a 531 terminais, o que representa aumento de 20,6% em comparação ao terceiro trimestre de 2005, o número de usuários de Internet obteve aumento de 24,3%, chegando a 170 para cada mil habitantes.

Novamente, o Chile é o país mais avançado da região no que se refere à Sociedade da Informação, com um total de 5,59 pontos, embora esse valor configure sua terceira queda consecutiva. A Argentina ocupa o segundo lugar do ranking com 4,52 pontos e o México com 4,31 pontos. No Brasil, as TIC também apresentaram crescimento. De acordo com o estudo, para cada mil habitantes, 504 possuem telefone celular, um aumento de 18,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de usuários de Internet também registrou considerável elevação, 22,3%, chegando a 170 para cada mil habitantes.

A Everis considera que o ISI latino-americano para o próximo período deve apresentar uma queda de 0,6%, ficando com aproximadamente 4,29 pontos no primeiro trimestre de 2007. Porém as TIC apresentam previsão de crescimento, até março de 2007. De acordo com as previsões, o número de telefones celulares chegaria a 504 para cada mil habitantes, o que representa um aumento de 12,2%. A previsão para o Brasil é que o país apresente uma evolução irregular, e logo no primeiro trimestre de 2007 o ISI brasileiro registraria uma ligeira queda. Já as TIC continuariam apresentando elevação, o número de computadores aumentaria 16,1% e o de usuários de internet 21,6%. O número de celulares apresentariam um crescimento em menor ritmo, 9,2%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima