Brasileiro confia em portais de notícias

Pesquisa realizada pelo Ibope Conecta revela que 66% dos usuários de internet do Brasil citaram os portais de notícias como as fontes nas quais mais confiam (66%). A pesquisa foi realizada de 18 a 22 de outubro de 2018, com 2.000 internautas das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil. Por outro lado, somente 5% confiam nas informações do Facebook, mesmo percentual dos que confiam nas conversas com parentes e 4% confiam nas conversas com amigos. O WhatsApp é citado por apenas 4%.
Em relação às fake news (notícias falsas), de acordo com o estudo, 90% afirmam já ter recebido notícias falsas. Destes, 76% tinham conteúdo com informações enganosas e falsas, 57% eram notícias antigas utilizadas como de fossem recentes, 45% continham conteúdo manipulado, 37% tinham um título que não condizia com o restante do conteúdo e outras 37% eram 100% falsas. A maior parte das fake news foi lida no Facebook (80%) e no WhatsApp (75%). Há também uma parcela que foi contada pessoalmente (23%) ou vista em outras redes sociais como Instagram (18%), YouTube (15%) e Twitter (8%).
Para se prevenirem de enganos, 47% dos entrevistados dizem sempre checar a veracidade de todas as notícias que leem ou recebem e 42% afirmam que às vezes fazem isso, enquanto 11% declaram fazer isso nunca ou quase nunca. Na hora de confirmar se a informação vista na internet é verdadeira ou falsa, 58% verificam a fonte/site da notícia, 45% leem a reportagem completa para não ter dúvida sobre o assunto, 42% buscam outras fontes para validar a notícia, 30% conferem a data da publicação e 18% pesquisam sobre a fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima