O consumo dos brasileiros irá registrar a cifra de R$ 2,725 trilhões em 2012, apresentando crescimento superior a R$ 273 bilhões. É o que revela o IPC Maps 2012, indicador da potencialidade de consumo nacional da a IPC Marketing Editora. Em termos reais, os cálculos mostram que as despesas das famílias crescerão acima do PIB, equivalente a 3,6%, indicando um aumento populacional da ordem de 0,8%. O estudo foi feito com base em dados secundários atualizados, pesquisados em fontes oficiais de informação, utilizando metodologia própria da empresa.
Responsável pelo estudo e diretor da IPC Marketing Editora, Marcos Pazzini, explica que o IPC Maps 2012 permite detectar ainda onde gastarão o dinheiro. O sitens básicos lideram os gastos: manutenção do lar, que incorporam despesas com aluguéis, impostos e taxas, luz-água-gás (25,5%), alimentação (16,7%, sendo 10,5% no domicílio e 5,1% fora dele, e bebidas 1%), saúde, medicamentos, higiene pessoal e limpeza (8,7%), transportes (7,4%, sendo 5% veiculo próprio e transporte urbano 2,4%), materiais de construção (5,3%), vestuário e calcados (4,8%), educação (2,5%) seguidos de recreação e viagens (3,5%), educação (2,4%), eletrônicos-equipamentos (2,2%), móveis e artigos do lar (1,8%), e fumo (0,4%).
Confira outros números da pesquisa:
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Migração social reforça poder de consumo do brasileiro da classe média
Pesquisa evidencia envelhecimento gradativo da população economicamente ativa