Uma das principais preocupações dos brasileiros no início do ano é com a lista de material escolar de seus filhos. Alguns, inclusive, começam as compras com antecedência, para não se prejudicarem com os preços. Tanto que 46% dos brasileiros pertencentes à classe C, 47% das classes AB e 7% das DE declararam ter comprado material escolar nos últimos três meses, como aponta a pesquisa da Ipsos, desenvolvida pela área de MediaCT.
Os moradores de Brasília (19%), Belo Horizonte (18%) e São Paulo (12%) são os que estão no topo do ranking ao afirmarem que já iniciaram as compras há pelo menos três meses. Das pessoas que declararam ter comprado material escolar nos últimos meses, 43% consideram a televisão o meio que mais influencia no ato da compra, logo atrás está a Internet (35%) e o boca a boca (30%).
O brasileiro está se planejando melhor com as contas da casa, segundo acredita Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos MediaCT. “O material escolar é uma das contas que mais mexem no orçamento familiar. Iniciar a pesquisa de preços e realizar as compras com antecedência pode ser uma solução para não se assustar tanto.”
O estudo foi realizado nos 13 mercados em que a empresa tem atuação, com mais de 53 mil pessoas.