Martina Hanna do Nascimento El Atra

Bug do Chat GPT Plus resulta em primeiro vazamento de dados confirmado pela OpenAI

É importante usar a tecnologia de forma ética e cuidadosa e garantir que as decisões tomadas por sistemas de IA sejam justas e transparentes

Autora: Martina Hanna do Nascimento El Atra

O bug do Chat GPT Plus, ocorrido na última semana, foi detectado pela empresa de segurança cibernética GreyNoise e permitiu o vazamento de históricos de conversas de usuários do chat GPT Plus, dados pessoais, como nome, sobrenome, endereço de e-mail, endereço de pagamento, dados de cartão de crédito e dados sensíveis.

Sempre que alertamos quanto à necessidade de utilização com cautela de novas ferramentas, temos certeza de que a maioria das possam discordam e ignoram tais recomendações. Mas, na verdade, não é possível garantir 100% de segurança em qualquer tecnologia, incluindo sistemas de conversação baseados em GPT. Sempre existe um risco de vulnerabilidades e ataques e esses riscos podem mudar à medida que novas ameaças surgem ou novas tecnologias são desenvolvidas.

No entanto, há várias medidas que os usuários podem tomar para minimizar esses riscos e garantir a sua segurança cibernética, como por exemplo:

  1. Manter sempre o sistema atualizado com as últimas correções de segurança; 
  2. Utilizar uma senha diferente para cada login de acesso;
  3. Manter a sua senha sempre em segurança;
  4. Manter o seu antivírus sempre atualizado; 
  5. Compartilhar informações pessoais somente quando realmente for necessário; e 
  6. Não clicar em links suspeitos ou downloads.

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que tem transformado a forma como as empresas e pessoas realizam suas atividades cotidianas. Com a capacidade de aprender e realizar tarefas complexas, a IA tem o potencial de agilizar processos, melhorar a eficiência e reduzir custos. No entanto, é importante destacar que o uso da IA ​​deve ser realizado com o cuidado necessário e ético, para evitar problemas e garantir que as pessoas sejam beneficiadas pela tecnologia.

Uma das principais vantagens da IA ​​é sua capacidade de processar grandes volumes de dados rapidamente. Isso pode ser usado para automatizar tarefas repetitivas e permite que as empresas respondam rapidamente às mudanças no mercado e tomem decisões estratégicas com base em dados precisos.

As novas tecnologias têm se desenvolvido rapidamente e evoluído de forma extremamente positiva, como é o caso da Bard que é um novo modelo de linguagem de inteligência artificial desenvolvido pelo Google, que foi integrado ao buscador Bing da Microsoft.  

A Bard é um modelo de linguagem de última geração projetada para criar textos que parecem ter sido escritos por humanos, incluindo poesia, histórias e diálogos. Assim como outros modelos de linguagem da OpenAI, Bard é baseado em deep learning e usa uma grande quantidade de dados para aprender a gerar texto natural.

Para concluir, a IA tem o potencial de agilizar e melhorar muitas atividades cotidianas. No entanto, é importante usar a tecnologia de forma ética e cuidadosa, garantindo a privacidade e a segurança dos dados e ainda, garantindo que as decisões tomadas por sistemas de IA sejam justas e transparentes. Dessa forma, entendemos que podemos aproveitar ao máximo os benefícios da IA, desde que usada com cautela, a fim de garantir que ela seja usada para o bem da sociedade como um todo. 

Martina Hanna do Nascimento El Atra é advogada especialista em Direito Digital pela FGV e coordenadora do departamento de Direito Digital e Privacidade de Dados da Mabe Advogados Associados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima