A Intel anuncia o “She Will Connect”, novo programa com o objetivo de ampliar as habilidades digitais de jovens mulheres nos países em desenvolvimento. O início do projeto será na África, onde a diferença entre os gêneros é maior, com o objetivo de alcançar cinco milhões de mulheres. A empresa trabalhará em parceria com ONGs e governos locais.
Em janeiro de 2013, a Intel divulgou o relatório “Mulheres e a Web”, com dados concretos sobre a enorme diferença entre os gêneros na Internet no mundo em desenvolvimento, bem como os benefícios sociais e econômicos do acesso à Internet para as mulheres. O relatório chamou à ação das partes interessadas a fim de dobrar o número de mulheres e meninas on-line nos países em desenvolvimento ao longo dos próximos três anos. O “She Will Connect” demonstra o compromisso da Intel com esta ação, não só por fornecer habilidades de alfabetização digital para o público feminino, mas também para dar continuidade ao conceito por meio de novos e inovadores modelos.
“A Internet transformou a vida de bilhões de pessoas. Ela funciona como uma porta de entrada para ideias, recursos e oportunidades que nunca foram percebidas antes e acreditamos que a redução da diferença entre os sexos pela Internet tem um tremendo potencial para capacitar as mulheres e enriquecer suas vidas, bem como as vidas ao redor delas”, afirma Shelly Esque, vice-presidente do Grupo de Assuntos Corporativos da Intel e presidente da Intel Foundation.
O programa “She Will Connect” testará um novo modelo que integra alfabetização digital com programas de desenvolvimento:
Plataforma de Jogos Online – A empresa está desenvolvendo uma plataforma de jogos para que a entrega de conteúdo para a alfabetização digital seja feita por meio de uma abordagem interativa e envolvente para smartphones e tablets em ambientes de jogos. Dessa forma, o aprendizado pode ocorrer em um ambiente controlado, individualmente, entre dispositivos e em uma rede de pessoas na mesma situação.
Rede de Pessoas – A Intel e a World Pulse estão trabalhando juntas para integrar a capacitação digital da World Pulse aos programas de capacitação digital existentes e conectar as mulheres à uma rede de suporte segura de pessoas na mesma situação. Por meio da plataforma da World Pulse, elas podem trocar ideias, encontrar suporte, orientação e obter conteúdo relevante sob medida. Essa abordagem melhorará a alfabetização digital para que o aprendizado possa ocorrer não só como um indivíduo, mas também em um ambiente computacional compartilhado e entre pessoas na mesma situação.
Além da África, a Intel está expandindo o seu compromisso de capacitaçã.. Na Índia, pretende atingir 1 milhão de mulheres com o programa de capacitação digital Intel Easy Steps durante o próximo ano. Na América Latina, a empresa está trabalhando em parceria com governos e organizações que oferecem alfabetização digital com foco especial em promover habilidades empreendedoras na Colômbia, México e Peru.
Além de lançar o “She Will Connect”, a Intel está celebrando o Dia Internacional das meninas ao dar continuidade a sua forte cultura de voluntariado dos funcionários para o Global Giveback Day. Realizado pelos líderes da Rede Intel de Mulheres Executivas e pelas mulheres da Rede Intel, os funcionários colaborarão com as organizações em suporte à educação e a capacitação de meninas e mulheres. A Intel também está realizando sessões do filme transformacional Girl Rising em todo o mundo no dia 11 de outubro para aumentar a visibilidade da importância da educação para meninas.