Carro ainda é principal meio de transporte

Nos últimos anos, os aplicativos de mobilidade cresceram no Brasil. Segundo pesquisa do Viva Real, 52% dos brasileiros já utilizam eles para deslocamento. O levantamento faz parte do Mapa da Qualidade de Vida 2018 – Viva Real, junto a moradores de 12 capitais do país para decifrar diversos temas que envolvem o assunto. O estudo aponta que o carro ainda é o principal meio de transporte utilizado com 63% de participação, na sequência estão os aplicativos, seguido por ônibus (48%), caminhada (44%), metrô (35%), táxi (17%), trem (10%), bicicleta (9%), motocicleta (5%) e caminhão (0,2%).
Realizando a divisão por cidade, pode-se destacar a utilização do carro (64%) e metrô (52%) em São Paulo, ficando a frente de ônibus (50%). No Rio de Janeiro, uso de táxi (26%) e bicicleta (14%) é bastante expressivo. Os números revelam ainda particularidades comportamentais por geração, onde a Y se mostra mais adepta ao uso de transportes públicos, com 59% ônibus e 38% metrô, enquanto X e Babyboomer permanecem fiéis ao carro próprio, com 68% e 66%, respectivamente.
Quando o assunto é o trajeto de ida e volta para o trabalho, o carro fica em primeiro lugar com 59%, seguido de ônibus (48%), aplicativos de mobilidade (47%) e metrô (33%). Embora aplicativos de mobilidade mostram forte presença no deslocamento para ida e volta do trabalho, a frequência de uso ainda é bastante baixa (75% usa apenas 1 a 2 vezes na semana). Já os meios de transporte tradicionais, carro, ônibus e metrô, continuam sendo usados diariamente (5 a 7 vezes na semana) ou com alta frequência (3 a 4 vezes na semana) pelos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima