Celular, o mais procurado nos supermercados

O celular é o produto mais cobiçado pelos clientes de quatro dos cinco maiores supermercados do Brasil, informa a E.life, em estudo realizado a partir de cinco milhões de tweets de 25 mil consumidores selecionados a partir de check-ins em supermercados das bandeiras Carrefour, Extra, Makro, Pão de Açúcar e Walmart nos últimos seis meses. Comprar um novo aparelho é prioridade para clientes do Carrefour: 43% citaram a compra em seus tweets, seguidos de roupas e especificamente do Iphone com, respectivamente, 27% e 15%. Entres os frequentadores do Pão de Açúcar, 40% também usaram o Twitter para manifestar o interesse por um celular. filmes (DVDs) aparecem em segundo lugar com 19%. A diferença em relação ao Makro é de apenas um ponto percentual, ou seja, 39% dos que fazem compra no atacado também tuítaram sobre celular, enquanto 21% comentaram sobre livros e filmes. O Walmart teve o maior índice de internautas falando sobre a compra de games: 20%. Apenas no Extra os celulares não lideraram as menções, sendo filmes a preferência da maioria (24%). 
Para traçar o perfil, a E.life focou o monitoramento no consumidor. “A partir dos check-ins selecionamos 25 mil clientes de cada bandeira e então passamos a coletar os 200 últimos tweets de cada consumidor, totalizando cinco milhões de tweets. Neste universo passamos a estudar os outros hábitos dos consumidores”, afirma Alessandro Lima, CEO da E.life. A metodologia Consumer-centered monitoring permite um olhar mais focado no consumidor e não apenas quando ele menciona a marca monitorada. O levantamento ainda apontou que o Android foi o sistema operacional mais usado pelos frequentadores dos supermercados Carrefour, Extra, Makro e Walmart. O iOS liderou apenas no Pão de Açúcar, o que pode ser atribuído ao maior poder aquisitivo dos frequentadores, visto que os preços dos aparelhos com o sistema operacional da Apple são superiores aos demais concorrentes. 
  
Para a pesquisa, a E.life usou a plataforma Buzzmonitor para coletar os últimos 200 tweets de cada um dos 25 mil usuários identificados, num total de cinco milhões de tweets analisados em algumas semanas. Com essa base de dados e usando o conceito de monitoramento centrado no consumidor (CCM – Consumer Centered Monitoring), foram gerados gráficos e insights referentes a temas importantes para empresas deste segmento e identificados perfis de consumidores de diferentes varejistas e seus interesses.

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