O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Atender à necessidade do cliente e do mundo

A forma como o tempo vem passando cada vez mais rápido é uma queixa comum do mundo moderno. Quase não resta espaço para o lazer. As pessoas, principalmente as que vivem nas metrópoles, entraram em um ritmo frenético, em que a única coisa que se preocupam é conseguirem terminar suas tarefas diárias. Problemas com sono são mais comuns do que no passado, sem contar a má qualidade de vida que vem se tornando uma epidemia em vários países do mundo. Com esse comportamento, ficou fácil esquecer assuntos importantes para a sociedade, que clama por ajuda.
Fruto desse desespero desenfreado em evoluir e se desenvolver, o colapso socioambiental do mundo deixou claro o quanto deixamos de lado assuntos essenciais para o bem-estar social e natural. Antes tarde do que nunca, os cidadãos passaram a se preocupar mais e, inclusive, algumas organizações começaram a ter um comportamento mais consciente sobre suas estratégias e ações. Chamadas de empresas do bem, é cada vez maior a quantidade de negócios que criam, patrocinam e apoiam projetos sociais e sustentáveis em prol da melhor qualidade de vida de seus clientes, colaboradores e comunidades.
Para Cida Vasconcelos, diretora de marketing da Avaya Brasil, mais do que ajudar a sociedade e o meio-ambiente, as empresas do bem ainda contam como benefício a possibilidade de voltar a se aproximar de valores antes esquecidos por conta da correria do dia a dia. “Sem querer filosofar, mas ser uma empresa do bem é uma necessidade do mundo e não apenas do mercado, mas isso também deve fazer significado dentro dos objetivos da empresa. Muitas têm o seu negócio tão distante da rotina das pessoas ou suas comunidades, que é preciso criar programas internos conectando funcionários e objetivos de negócio ao bem gerado aos seus stakeholders, destacando aí as comunidades de seu entorno.”
Por ser uma necessidade social, Cida ainda declara que não basta apenas que a empresa se preocupe com assuntos voltados a questões, como sustentabilidade, reciclagem, qualidade de vida e outros, pois já são temas que fazem parte do cotidiano. “É importante não apenas aplicar estes conceitos nos negócios, mas ter produtos e serviços sustentados nestes pilares para seus clientes. Isso sim é uma necessidade.” Entretanto, para que seja possível conquistar o cliente através de ações de responsabilidade social é preciso ainda manter o compromisso passado no relacionamento. O que quer dizer: quando a organização diz que faz o bem, a manutenção de suas propostas acaba sendo mais vitais do que as próprias ações em si. “Por exemplo, se você promete entregar um produto que emite menos carbono, consome menos energia ou tem alguma ação em benefício da comunidade, é importante cumprir suas promessas. Tornar-se empresa do bem é essencial no relacionamento com clientes, mas manter este status é ainda mais essencial”, acrescenta a executiva.
No caso da Avaya, a diretora conta que há maior segurança naquilo que se comprometem, pois dentre as ações sociais realizadas por eles, há aquelas em que a empresa utiliza as tecnologias vendidas aos clientes em seu próprio dia a dia. “Por exemplo, utilizando nossos recursos para trabalho remoto e videoconferências, podemos encurtar as distâncias – sejam elas quais forem – e, com isso, temos parâmetros auditados de redução de emissão de créditos de carbono, redução no stress e aumento na qualidade de vida de nossos funcionários. O fato de não termos que nos locomover tanto, trafegar tanto, viajar tanto, nos ajuda como empresa a produzir melhor.” Sem contar os patrocínios inteligentes para o incentivo às atividades esportivas, unindo as famílias dos colaboradores a fazerem parte do convívio da empresa e também motivando pela melhora na qualidade de vida. “Fora isso, particularmente no Brasil, estamos envolvidos com as mudanças no entorno de nossa comunidade participando da Associação de Bairro, atuando ativamente com as mudanças necessárias na boa convivência e melhorias à nossa volta”. Ações em que a empresa proporciona vantagens em escalas maiores do que apenas o benefício ao público interno e externo, é a possibilidade de também atender à uma necessidade de toda sociedade ao redor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima