O País vive hoje a conjunção de fatores econômicos, sociais e demográficos que deverão se traduzir em aumento da preocupação das pessoas com a preparação para a longevidade, na opinião de Sandro Bonfim da Costa, gerente de inteligência de mercado da Brasilprev. “Com o crescimento das classes mais baixas, o poder de consumo imediato já se torna uma realidade. Essas mudanças devem despertar a população para a necessidade de se preparar para o futuro e formar investimentos de longo prazo com o objetivo de realização de projetos de vida”, afirma.
Porém, deve-se ter um cuidado para atender as necessidades de cada público. As linhas de produtos, serviços, comunicação, preço, atendimento da Brasilprev são segmentadas conforme a régua implementada pelo Banco do Brasil, que leva em consideração principalmente a renda e a capacidade de investimento do cliente. “A segmentação é percebida em todas as fases do ciclo de vida do cliente com a Brasilprev, de forma que, a partir da identificação do cliente em seu respectivo segmento, é possível diferenciá-lo e assim personalizar o relacionamento”, complemente Costa.
A companhia também busca fidelizar os clientes ampliando a gama de serviços disponíveis ao oferecer comodidade e acessibilidade nas solicitações de serviços e consultas de informações de seus planos. “São disponibilizadas diversas plataformas e canais de atendimento para garantir o acesso a qualquer hora e lugar”, comenta o executivo. “A partir de clientes que têm as necessidades básicas satisfeitas, é possível incrementar o nível de sofisticação das ações, com benefícios valorizados pelo perfil, criando um diferencial competitivo e identificando e entregando efetivamente benefícios e vantagens perceptíveis.”