O cinema aos poucos deixa de ser encarado apenas como uma opção de divertimento para se tornar um forte aliado das empresas nas estratégias de marketing e endomarketing, estreitando laços com clientes, comunidades e colaboradores. Com esta proposta, está no mercado desde o início do ano a Cinemagia S/A, que possui infra-estrutura para promover sessões de cinema para públicos de 50 a mais de 5 mil pessoas. No mercado corporativo brasileiro, diversas empresas recorreram à experiência da Cinemagia em 2004 para realizar exibições de filmes a públicos diversos.
A mais recente experiência é a do Extra Hipermercados. Em comemoração aos seus quinze anos de atividades, a rede lançou o projeto cultural “Sessão Extra de Cinema”. Com o auxílio da Cinemagia, o programa apresentará, a partir do final de novembro de 2004 e durante o ano de 2005, cinema ao ar livre e de graça para a população de oito cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Brasília, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte. Contando com o incentivo da Lei Rouanet e o apoio das prefeituras locais, a proposta do Grupo Pão de Açúcar, detentor da bandeira Extra, é reforçar sua vocação em investimentos que colaborem com a democratização da cultura como forma de inclusão social.
Outra empresa que este ano também apostou suas fichas no cinema foi o Magazine Luiza, representante do comércio varejista. Em evento batizado de “Cine Luiza”, a matriz da loja, em Franca (SP), encomendou à Cinemagia um dia inteiro de projeções. Os preparativos do Magazine Luiza começaram com a produção de convites personalizados, carro de som anunciando os eventos nas ruas, além de comunicação em rádio e visita a escolas. No dia do evento, foi instalada dentro da loja uma tela de 150 polegadas e formada uma platéia para 50 pessoas. As sessões começaram às 10h, se estendendo até às 20h. O sucesso da iniciativa foi total: todas as sessões lotaram e, no dia seguinte, muitos clientes se dirigiram à loja para perguntar quando haveria uma nova edição do evento.
De acordo com Mariza A.Teófilo Segismundo, gerente de Marketing Promocional do Magazine Luiza, a empresa ficou bastante satisfeita com a empreitada. “Nossa política é a de buscar sempre um ótimo relacionamento com a comunidade, proporcionando atividades diversificadas, como cursos, ginástica e opções de lazer”, diz. “O cinema, sem dúvida nos permitiu estreitar ainda mais nossos laços com os clientes”.
A Bann Química e o restaurante Bon Grillê são mais alguns exemplos de empresas que contrataram a Cinemagia neste ano. A Bann Química procurou a Cinemagia para realizar a comemoração do Dia das Crianças em uma escola estadual no Jardim Keralux. No chamado endomarketing, uma das ações da Cinemagia foi um final de semana de cinema para os funcionários da rede de restaurantes Bon Grillê no Parque da Água Branca.