Classe C eleva consumo no Brasil

Mesmo com a alta da inflação nos primeiros meses do ano de 2013, parte dos brasileiros tem consumido mais. Entre janeiro e setembro de 2013, o país registrou crescimento de 3% em volume de produtos adquiridos em comparação ao mesmo período de 2012, aponta o estudo Consumer Insights da Kantar Worldpanel, que monitora o consumo de bens não duráveis, como alimentos, bebidas, limpeza do lar e higiene pessoal.
Esse resultado positivo é fruto do maior acesso à renda da classe C que, apesar de diminuir a frequência de idas ao ponto de venda, teve um aumento de 6% em volume. “A classe C foi a grande responsável pelo crescimento do consumo no país. É possível observar que, apesar de ir menos ao ponto de venda, ela consome mais, causando impacto positivo em volume. A migração da classe D/E para a C também colaborou para o aumento do consumo”, afirma Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel. Já do ponto de vista regional, o Centro-Norte do país (que engloba Centro Oeste, Norte e Nordeste e as regiões do Interior do Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais) foi o grande responsável pelo aumento do consumo.
Contudo, nos primeiros 9 meses do ano, a classe D/E registrou queda de 2% em volume. Apesar da retração do consumo, o número de itens comprados por viagem aumentou para sete em comparação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com menos dinheiro no bolso, esse consumidor continua comprando produtos sofisticados, de categorias não básicas, como detergente líquido para roupas, pratos prontos e requeijão. É o resultado do equilíbrio entre ir menos ao PDV e tentar manter os produtos sofisticados na cesta de compra, garantindo o consumo de itens que já foram conquistados sem abrir mão na hora da compra.
Centro-Norte: crescimento de consumo
O Norte e Nordeste, Centro Oeste e a região que engloba Interior do Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais alavancaram o crescimento do consumo no Brasil. Estas regiões, ao mesmo tempo em que diminuíram as idas ao ponto de venda, aumentaram o volume consumido, o que indica uma maior racionalização do consumo.
A compra de despensa também entrou muito forte nestas regiões e está fazendo parte da vida dos consumidores. As regiões Norte e Nordeste, e Leste e Interior do Rio de Janeiro registraram as maiores contribuições para este tipo de compra, apresentando as maiores variações em tíquete médio e itens por ocasião de compra. 
Varejo tradicional
Em 2013, hipermercados e atacados continuam crescendo em volume, com 8% e 10% respectivamente. No entanto, nesse mesmo período, o destaque ficou para o varejo tradicional, que tem forte contribuição no consumo: aumento de 22% em volume e ticket médio de R$ 20,18. Neste ano, 12% das compras de despensa foram realizadas no varejo tradicional, 27% a mais que em 2012. O maior ticket médio ainda é no atacado, que atinge R$ 63,61 por compra.

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