Cliente consciente

Os consumidores de todo o mundo estão cada vez mais conscientes e tomando atitudes para preservar o meio ambiente, de acordo com a pesquisa global realizada pela Tetra Pak. A mudança positiva pode ser percebida principalmente em países em desenvolvimento, onde 32% dos consumidores consideram a preservação do meio ambiente como um indicador de qualidade de vida, contra apenas 12% dos entrevistados dos mercados maduros.
Segundo o levantamento, na maioria dos países, inclusive no Brasil, as embalagens cartonadas foram consideradas a melhor opção, em relação ao respeito ao meio ambiente, já que o papel é uma matéria-prima renovável. Além disso, 50% dos consumidores acreditam que o uso do polietileno de baixa densidade (LDPE), conhecido como plástico verde, feito a partir de cana-de-açúcar, irá melhorar ainda mais a imagem das embalagens cartonadas.
Ainda de acordo com o estudo, 37% dos consumidores buscam regularmente selos ambientais, sendo que 54% deles confiam nas informações contidas nas embalagens dos produtos. Este número representa um aumento de quase 20%, em comparação com as opiniões de 2011. Além disso, em todo o mundo, um em cada cinco consumidores reconhece o selo Forest Stewardship Council, do FSC, e associa a imagem com uma gestão florestal sustentável. No Brasil, 90% dos representantes da indústria e 23% dos consumidores reconhecem o selo do FSC, e sabem qual o significado da imagem, o que reforça a importância desta comunicação nas embalagens.
A pesquisa deste ano também aponta um aumento significativo na valorização dos materiais renováveis, impulsionado pelo recente desenvolvimento de novas tecnologias. Os entrevistados classificam o uso de materiais renováveis – como o plástico verde – como uma das tendências ambientais mais importantes para as embalagens de bebidas. No mundo, mais da metade dos consumidores (73%) está disposta a pagar mais por um litro de leite, desde que seja envasado em uma nova embalagem ecologicamente correta. No Brasil, o número de compradores dispostos a pagar 5% ou mais por esta mesma embalagem sobre para 77%.
Os resultados do relatório deste ano reforçam a importância de colocar meio ambiente no centro da agenda estratégica da companhia, de acordo com Dennis Jönsson, presidente e CEO da Tetra Pak. “Temos um firme compromisso de reduzir nossa pegada ambiental em toda a cadeia de valor, desenvolver produtos sustentáveis e aumentar as taxas de reciclagem. Com este foco, estamos progredindo rapidamente em direção às metas que estabelecemos para nós mesmos em cada uma dessas importantes áreas”, afirma Dennis.
O relatório considerou a percepção de mais de sete mil consumidores em 13 países, além da avaliação de representantes da indústria de alimentos e bebidas, do governo e formadores de opinião.

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Cliente consciente



Contribuir com o meio ambiente tem sido o mote das ações da Porto Seguro em busca da fidelização dos clientes. E isso começa logo na hora de inspeção do carro do segurado. “Ao passar pela linha de inspeção, nos nossos centros automotivos na grande São Paulo, o motorista recebe um relatório com a análise de emissão de poluentes do veículo, contendo a quantidade lançada de gás na atmosfera, em comparação com a quantidade adequada, considerando modelo, ano, combustível utilizado e quilômetros percorridos” explica Fábio Luchetti, vice-presidente executivo da Porto Seguro.

 

Luchetti também conta que a companhia passou a ver o uso da bicicleta como mais uma forma de contribuir com o meio ambiente e a redução do trânsito. Não foi por acaso que criou o projeto UseBike, emprestando bicicletas inicialmente para os clientes do seguro auto, e que hoje é aberto à população, contando com 33 bicicletários distribuídos em 15 estações do metrô. Já com o ´Bike Socorro´, os socorristas-ciclistas realizam atendimentos aos segurados auto em caso de ocorrências que possam ser solucionadas no local, sem a necessidade de remoção. “Na mesma linha, oferecemos a Bike Vistoria, em que o vistoriador presta o atendimento de bicicleta”, completa.

 

A empresa também possui pontos de coleta para arrecadação de óleo de cozinha usado tanto dos funcionários e corretores, quanto dos parceiros e clientes. “Além disso, todos os nossos centros automotivos possuem coleta seletiva de resíduos – de peças e pneus, a papelão e plástico – em parceria com um projeto social”, comenta Luchetti.

 

Pensando ainda na fidelização dos consumidores, a Porto Seguro também decidiu inovar nas ações. Com a entrada em vigor da Lei 11.705, popularmente conhecida como Lei Seca, a empresa passou a oferecer aos segurados a possibilidade de solicitar o serviço de guincho caso tenham ingerido bebida alcoólica e precisem voltar para a casa. Para utilizar o serviço basta o segurado ligar para a Central 24 horas da Seguradora.

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