Os cinco primeiros meses de 2015 apontam que o consumidor brasileiro continua cuidadoso para efetuar suas compras. O período apresentou queda de 6,9% em comparação a 2014. O apontamento é do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com a Virtual Gate. Na comparação de maio deste ano com o mesmo mês em 2014, a redução foi de 8,2%.
Ainda assim, o mês de maio se apresentou como um mês positivo com elevação de 6% em relação a abril. A região Sudeste foi a que registrou a maior alta em relação a abril, com crescimento de 7,4%. Enquanto a região Norte foi a única a registrar queda em relação ao mês anterior com decréscimo de 0,5%. Na opinião de Eduardo Terra, presidente da SBVC, a recuperação do setor, assim como de outros segmentos do mercado, deve ser lenta. “A confiança do consumidor ainda é baixa. Existe muito receio por parte do consumidor em relação ao futuro que leva à retração de consumo, motivo que pode dificultar a retomada”, destaca ele.
O executivo complementa que “os três pilares que sustentam o consumo, emprego-renda-crédito, já não são estáveis como há meses atrás. Além disso, não há nada que tenha propiciado uma recuperação na confiança do consumidor”. De acordo com Caio Camargo, diretor de relações institucionais da Virtual Gate, o Dia das Mães é um dos motivos pela aparente melhora em maio. “A tendência de contenção se mantém, mas há datas em que o consumidor não deixa de comprar e, uma delas, é o Dia das Mães, uma das mais importantes no calendário do comércio.”