Clientes exigentes



Autor: Fabio Passerini

 

Programas de relacionamento para públicos de alto poder aquisitivo, grande responsabilidade empresarial e forte senso de mercado são complicados a princípio. Nestas ocasiões, lidamos com um grupo acostumado a um tratamento diferenciado, produtos de alta qualidade e experiências únicas. Esses clientes frequentam lugares de alto padrão e se permitem o consumo de bens e serviços exclusivos.

 

Por isso é fundamental tratar cada programa destes com muito cuidado, pois fórmulas vencedoras para outros públicos e mercados podem não funcionar para este público e mancharem sua marca ou seu produto.

 

O conceito de “menos é mais” cai como uma luva neste caso: o exagero, o alarde, a promoção, não combinam com o alto padrão. Basta entrarmos em uma loja popular de eletrodomésticos e depois em uma loja de jóias finas. A diferença está em todo lugar, desde a decoração, a quantidade de produtos expostos, o tipo de chamada, a localização de preços e principalmente a postura do pessoal da loja.

 

Tudo isso deve ser refletido em um programa de relacionamento, o mesmo cuidado com detalhes, com o que oferecemos, mantendo-se a aura de exclusividade e relevância deste público.

 

A palavra chave em programas desta natureza é “distinção”. Temos que focar a comunicação, o conceito, o contato com os participantes, prêmios de reconhecimento e recompensa e principalmente o espírito dos envolvidos pela distinção.

 

Costumo dizer que antes de pensarmos, criarmos ou mesmo apresentarmos um programa destes, temos que elevar nossos espíritos, inclusive buscando um distanciamento do cotidiano, das idéias prontas e dos padrões adotados habitualmente, permitindo um fluxo ideal de inspiração.

 

Isto é necessário porque é muito difícil emocionar este público, tocá-lo de forma efetiva e consistente. É um cliente que não se impressiona facilmente.

 

Um exemplo forte e discordante do habitual é não fazermos um lançamento formal nem criarmos um nome ou slogan de um programa de relacionamento de alto nível, o que nos exige um planejamento mais detalhado e rigoroso das ações e um cuidado excepcional com os momentos em que haverá contato com os participantes.

 

Desta forma podemos criar e manter uma aura de distinção em tudo que fazemos e realmente alcançar o sucesso esperado.

 

Fabio Passerini é diretor da Ótima Solução em Marketing.

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Clientes exigentes



Com avanços tecnológicos, rapidez nos meios de comunicação, melhorias na qualidade de vida e aumento no poder aquisitivo da população, que a cada dia, está mais instruida e informada, as empresas enfrentam um grande desafio: agradar consumidores cada vez mais exigentes. O especialista em desenvolvimento de novos negócios, Renato Senatore, acredita que as empresas precisam estar atentas às mudanças de perfil do público.

 

“Os consumidores estão cada vez mais exigentes e poderosos, devido à grande oferta e ao aumento de qualidade de todos os produtos e serviços oferecidos a eles. Assim, seus anseios também mudam com uma rapidez incrível e para acompanhar essas mudanças só há um meio: o diálogo constante com esses consumidores”, afirma o especialista. “Para que as iniciativas de qualquer empresa tenham o mínimo de assertividade, todas as decisões devem ser embasadas em dados e informações altamente confiáveis”, garante.

 

Neste quesito, as pesquisas de mercado são fundamentais e de acordo com Senatore não podem ser realizadas apenas no início de um projeto. “Os estudos devem ser vistos como ferramentas estratégicas e fazer parte da rotina das empresas”, adverte. Outro caminho são os meios de comunicação, que sempre tiveram uma grande importância e influência no mercado, primeiro estimulando a necessidade de consumo e o afloramento das necessidades latentes dos diversos consumidores, e cada vez mais oferecendo informações para que estes possam escolher entre as diversas opções oferecidas.

 

Renato Senatore, acredita que estes mesmos veículos podem ser usados como ferramentas para conhecer as características dos compradores. “Hoje em dia, a interatividade de muitos dos meios de comunicação tem se apresentado como uma das melhores e mais dinâmicas formas de diálogo com o mercado consumidor, auxiliando assim as empresas a adequar e direcionar os produtos e serviços a fim de se aproximar, cada vez mais, da satisfação do público”, cita.

 

Outra forma de estabelecer projetos bem-sucedidos e conseguir aceitação do mercado é a ajuda externa. “Solicitar o auxílio de consultores tem se apresentado como solução capaz, não só de organizar e realizar as melhores estratégias como também de agilizar e potencializar os processos, pois são profissionais que tem a  isenção necessária para “atacar” diretamente as forças que possam trabalhar contra o sucesso desejado”, complementa.

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Clientes exigentes



A Exceda, empresa do mercado brasileiro em soluções para Application Delivery Network (ADN), apresenta um relatório da Forrester Consulting, o qual aponta o perfil do consumidor on-line. A consultoria entrevistou 1.048 compradores virtuais, a partir de 18 anos, em diversos lugares do mundo e com diferentes graus de escolaridade. O resultado, em suma, é um só: o internauta está cada vez mais exigente na hora da compra. Quer alta performance e facilidade de navegação.

 

O relatório foi elaborado a pedido da Akamai Technologies, empresa norte-americana desenvolvedora da única plataforma para aceleração de aplicativos web no mundo, que é representada pela Exceda no Brasil. Entre os fatores apontados para desistir de uma compra on-line, os mais citados estão a seguir:

 

1) Se a página demorar mais de dois segundos para baixar os arquivos, 47% dos entrevistados dizem que podem desistir de navegar no site. O percentual fica ainda maior quando a compra é efetuada por consumidores que gastam mais de US$ 1.500: 52% deles mantêm lealdade ao site caso o download seja inferior a 2 segundos.

 

2) Performance lenta do site causa insatisfação e abandono do site pelos internautas. Um terço dos compradores que abandonaram uma recente compra pela web apontaram estar insatisfeitos com a performance do site de vendas.

 

3) Performance baixa determina queda nas vendas e o impacto vai além da Internet, podendo atingir as lojas físicas. Setenta e nove por cento dos compradores virtuais que ficam insatisfeitos ao visitar um site de varejo estão dispostos a nunca mais entrar novamente neste endereço para comprar. Além disso, 46% desenvolvem uma percepção negativa da companhia e 44% deles vão dizer para as os amigos e para a família sobre a decepção na hora da compra. Para 87% deles, o impacto de uma compra pela internet afeta também a compra na loja física.

 

4) O celular vem surgindo como alternativa, mas a performance é a chave para aderir ao novo canal. Dezesseis por cento dos entrevistados compram via celular ou smart phones, mas 27% deles acreditam que a conexão é muito lenta. Um terço dos 1.048 entrevistados disseram que gostariam de usar o celular como canal de compras no futuro.

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