Criado pelo Software Engineer Institute (SEI) da Universidade de Carnegie Mellow, nos Estado Unidos, o CMMI é um modelo que contribui na melhoria dos processos organizacionais e na habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços de softwares. Ao todo, são cinco níveis de certificação. A avaliação positiva é concluída a partir da emissão de um laudo pelo SEI, que reconhece que a empresa avaliada está em conformidade com as boas práticas do CMMI. A MSA-Infor, empresa do grupo Magnesita com 23 anos de mercado, é uma das empresas brasileiras certificadas.
Para Cássia Rodrigues Leite, coordenadora de Gestão da Qualidade da MSA, este reconhecimento traz muitos ganhos para a empresa e o cliente. “O programa de melhoria baseado no CMMI nos proporcionou um foco para a evolução do processo de desenvolvimento de softwares, em conformidade com as políticas organizacionais, necessidades e anseios dos clientes”, explica.
O maior comprometimento das equipes e a capacitação dos profissionais resultaram no aumento da qualidade dos produtos e projetos e em acréscimo de produtividade acima do esperado. Outro benefício alcançado foi o controle efetivo dos projetos de desenvolvimento e manutenção de softwares, por meio do qual torna-se possível fazer o acompanhamento e ter a documentação de um software revisada e atualizada, o que minimiza as falhas e o retrabalho. Além disso, o gerente ou líder tem uma maior visão do andamento do projeto, utilizando-se das métricas, análise de decisão e descobertas de riscos inerentes aos projetos.
Já para o cliente é possível ter uma maior previsibilidade, qualidade do produto, controle efetivo do projeto contratado, precisão nas estimativas de custos e prazos e conformidade com as especificações do software. “O projeto é conduzido sem surpresas”, completa Cássia.
Atualmente, quatro colaboradores da MSA-Infor trabalharam no projeto de evolução do nível 2 para o 3 do CMMI.