A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em conjunto com a Camara-e.net, promoveu, em sua Distrital Sudeste, mais uma edição do Seminário e-commerce para Pequena e Média Empresa (PME). Realizado ontem (30/09), o evento apresentou, por meio de palestras, os números e tendências que fazem do e-commerce um grande impulsionador de negócios, inclusive entre as PMEs. “O Brasil apresenta 11,5 milhões de compradores on-line, com um tíquete médio de R$ 323 por compra. Para o Natal, a tendência é que a média chegue a R$ 346”, apontou Sandra Turchi, superintendente de Marketing da ACSP.
O comércio eletrônico prevê fechar 2009 com um faturamento de R$ 10,5 bi e 4 milhões de novos e-consumidores. “A facilidade da classe C em obter cartões de crédito e parcelar as compras, nos últimos anos, tornou-se um elemento importante”, ressaltou Sandra, acrescentando que, no e-commerce, os prazos de pagamento são mais longos. Especificamente sobre as PMEs, Sandra ressaltou que, enquanto 90% das grandes empresas utilizam Internet, essa porcentagem cai para 71% no setor. “É fundamental que as PMEs explorem o universo digital. Atualmente, 80% da renda obtida em e-commerce pertencem às grandes empresas do setor. Temos que ampliar sua participação, de 20% a até 30% em 2010”.
Como exemplos, foram mostrados estabelecimentos como bancas de jornal, floriculturas, sapatarias e até chaveiros que atualmente ampliaram os negócios para o espaço digital. Dentro desse contexto, também foi ressaltado que o serviço de e-commerce não é necessariamente um substituto da venda física. Inúmeros estabelecimentos fazem dessa ferramenta uma extensão do comércio em lojas e, até mesmo, uma fonte de consultas de preços e produtos. “As PMEs apresentam grandes potenciais para expansão dos negócios por meio do comércio eletrônico. Cabe ao pequeno empresário saber identificar e explorar as grandes e inúmeras oportunidades disponibilizadas nesse universo”, finalizou.