Como vender mais em 2015?

Autor: José Ricardo Noronha
A economia desaquecida e o recuo nas vendas em diversos setores fazem que 2015 seja visto como um ano de grandes desafios e para superar essas barreiras e enfrentar a nova realidade, serão necessários novos comportamentos, habilidades, técnicas e atitudes. O otimismo é um dos traços mais valorizados em bons profissionais. Acreditar que tudo vai dar certo e trabalhar duro com positividade e proatividade são elementos fundamentais para quem busca o tão sonhado sucesso. No entanto, por mais otimista que sejamos, é crucial também não nos distanciarmos da realidade que nos cerca. Assim, seguem quatro dicas para superar as adversidades e ter um ano melhor que os últimos:
– Em tempos mais desafiadores, não basta apenas prospectar e trabalhar mais, a tendência dominante é que todos já estejam fazendo isso. O que realmente faz a diferença é prospectar e trabalhar melhor, com mais foco e de forma muito mais assertiva. É possível fazer isso investindo tempo de qualidade na boa definição do seu público e clientes alvo, também estude tudo o que puder sobre eles, revisite seus diferenciais competitivos para entender o quão única é sua oferta de valor e, somente depois de fazer tudo isso, parta com tudo para a rua. Preparação é o nome do jogo em vendas!
– Por mais incrível que possa parecer, muitas empresas e vendedores ainda teimam em dar atenção e carinho infinitamente maiores para os novos clientes. Prospectar e conquistar novos clientes são tarefas tão cruciais quanto dedicar os melhores esforços em incrementar a lealdade e satisfação dos clientes já existentes, pois nestes últimos o custo da nova venda é geralmente bastante inferior ao CAC (Custo de Aquisição de Cliente) de um novo. É possível, por exemplo, ligar e visitar os clientes já existentes para entender e identificar novas necessidades. Tenho certeza de que você irá se surpreender com os resultados!
– Entender bem as necessidades, os desejos e sonhos dos clientes para, a partir daí, oferecer um atendimento nota 10 e 100% focado em surpreender e encantar nunca foi tão importante quanto agora! É necessário pesquisar tudo o que puder sobre o cliente, incluindo demandas, necessidades, desafios e sonhos dos clientes por eles atendidos. Depois disso, dê a maior atenção e carinho que puder a cada um deles, fazendo-os se sentirem (como verdadeiramente o são) únicos e especiais. Para encantá-los, entregue sempre mais do que prometeu e busque surpreendê-los o tempo todo. Entenda, atenda e encante!
– Na “Era da Recomendação” em que todos vivemos, a prioridade de todas as organizações é conquistar o maior número de fãs que puderem. Uma vez conquistados, fidelizados e encantados, peça a eles que te recomendem para amigos e familiares, usando especialmente o incrível poder das redes sociais como forte aliada. Diferentemente do cliente, o fã pode te vender a outras pessoas sem cobrar  absolutamente nada por isso.
José Ricardo Noronha é vendedor, palestrante, professor, consultor e autor dos livros “Vendedores Vencedores” e “Vendas. Como eu faço?”. 

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