A Companhia Siderúrgica de Tubarão, produção de placas de aço, adquire o novo Portal RH, solução da LG Informática para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e recursos humanos. A CST, localizada na Grande Vitória (ES), é uma das primeiras empresas a adotar a solução que possibilita total autonomia aos seus funcionários – cerca de quatro mil – na realização das mais diversas transações, sem a interferência do Departamento Pessoal, como programação da escalas de férias, rescisão de contratos, atualização de carteira profissional, solicitação de empréstimos, marcação de ponto, entre outras. Além do Portal RH, a CST adquiriu o sistema FPw Folha de Pagamento e o FPw Ponto, caracterizando um dos negócios mais significativos que a LG fechou em 2003.
A CST possui uma cultura inovadora de Gestão em RH. Desde 1986, a Companhia descentralizou as informações do Departamento de Recursos Humanos – utilizando recursos de auto-atendimento – e transportou os dados para os gerentes e supervisores de área que, em casos específicos, aprovam – via workflow – as solicitações dos funcionários. A partir disso, todas as funcionalidades de auto-atendimento foram disponibilizadas para acesso em qualquer estação de trabalho na qual o empregado esteja conectado. Além disso, foram instalados terminais de auto-atendimento e quiosques multimídia com monitor toutchscreem em pontos estratégicos da empresa, criando, assim, mais oportunidades de acesso, principalmente para aqueles empregados de manutenção que não tem local fixo de trabalho. Com essa estratégia, os empregados passaram a fazer, sozinhos, uma série de rotinas anteriormente de responsabilidade da área de RH.
Um dos fatores que motivou essa decisão foi o fato da companhia se situar em uma área muito grande, onde as distâncias para resolver pequenos problemas tornava-se um transtorno, aliado à necessidade de agilizar os processos, para que os funcionários não fossem prejudicados quando precisassem de alguma informação ou serviço do RH. A CST conta, atualmente, com mais de duas mil estações de trabalho e treze quiosques self-service localizados em pontos estratégicos da companhia e que permitem aos funcionários a realização de transações no sistema, como o registro de ocorrências de freqüência pelo próprio empregado – tendo em vista que a CST pratica a isenção total de ponto a partir do ano de 2000. Desde esta data, a empresa delegou aos empregados a responsabilidade pelo registro pessoal das exceções de freqüência, tais como faltas, atrasos, saídas antecipadas e horas extras.