Autor: Sandro A. Stanczyk
As empresas de tecnologia têm definido estratégias de atuação por meio da análise dos concorrentes e indicadores econômicos. Para isso, as organizações precisam ficar atentas ao perfil dos clientes. Diante deste cenário, a FH, empresa de tecnologia especializada em negócios e soluções em TI, atua de forma direta e próxima dos clientes que buscam, com frequência, migrar as suas experiências de vendas para o mundo virtual. Recentemente a empresa lançou o Flieger Commerce, uma solução digital commerce voltada para o varejo.
O novo produto, lançado oficialmente durante o SAP Forum 2015, acelera os projetos de omnichannel sobre a plataforma hybris, uma vez que o tempo de implementação é mais curto. Além disso, o software permite uma visão completa dos canais de venda ao contemplar diversos cenários: B2C, B2B, B2C2B e venda direta (porta a porta). O desenvolvimento da solução englobou um estudo de cada segmento com o objetivo de construir uma solução flexível, escalável e configurável. No caso do Flieger Commerce, é possível fazer integrações com CRM, e-mail marketing, meios de pagamentos diversos e operadores logísticas diversos, entre outros meios.
Quanto aos diferenciais desta solução está o estilo de aquisição, visto que o cliente fica a vontade para escolher por diversos tipos de licenciamentos, dentre eles o modelo SaaS. A FH criou um ecossistema que envolve agência digital e empresa de hospedagem, o que elimina a necessidade de envolver outros fornecedores para complementar o projeto. Junto com o Guepardo, primeira solução fiscal brasileira certificada pela SAP e que atende organizações que adotaram a plataforma SAP HANA, o Flieger Commerce é a grande aposta da FH para aumentar o portfólio de produtos e oportunidades de negócio.
O software foi concebido com a soma da experiência de negócio da FH e do conhecimento de oito anos de hybris da Flieger, empresa adquirida em janeiro de 2015. O investimento nesta operação foi de R$ 5,5 milhões. Com a aquisição, a companhia ampliou o conhecimento e passou a ter a maior capacidade instalada do Brasil para projetos de omnichannel, em especial, para plataforma hybris.
Outra estratégia da empresa de TI está na implementação de extension para disponibilização de funcionalidades às empresas que utilizam a plataforma hybris. Entre as extensions é possível destacar como exemplo: meios de pagamentos, conversor de imagens e tracking de pedidos.
Sandro A. Stanczyk é gerente de technology da FH