A comunicação na Internet dos dez maiores bancos brasileiros precisa melhorar e passar por revisões para construir relacionamentos mais positivos com os diferentes públicos e fidelizar os clientes. A constatação é resultado de avaliação feita pelo Comunicômetro, ferramenta gerencial criada pela Retoque Comunicação. A análise avalia os sites das empresas por meio do impacto das ações de comunicação e a existência de políticas corporativas para diferentes públicos.
“A pesquisa com o setor bancário é a primeira aplicada pela metodologia do Comunicômetro. Escolhemos esse setor por ser um segmento representativo da economia no qual a transparência é um dado vital para sustentar a credibilidade e a imagem institucional construída ao longo do tempo”, afirma Luiz Chinan, idealizador do projeto e sócio-diretor da Retoque.
Segundo o estudo, apenas Itaú Unibanco e Banco do Brasil se classificaram com um nível de excelência na apresentação de recursos e disposição de diálogo. As páginas iniciais vão além da simples apresentação institucional ou formulário de negócios. Mais de 50 itens foram analisados em cada um dos sites, verificando a existência desde requisitos básicos para cada público, como designação de pessoas e dados de contato, até mecanismos sofisticados de interação, como transações econômicas e participação em redes sociais.
Para se ter uma noção mais abrangente do que revelou a pesquisa, no quesito comunicação aos clientes, o que se percebeu é uma preocupação maior com a comunidade do que com os próprios correntistas. Apenas o Itaú Unibanco demonstra um nível de excelência nessa área. Os demais bancos ainda disponibilizam aos clientes poucos recursos na Internet. Boa parte do ranking voltado para esse público está em um nível crítico.
Com a imprensa, a situação também deixa a desejar e os recursos destinados a esse público são precários. Apenas Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal contam com um nível de instrumentos virtuais considerado adequado para o diálogo com a imprensa nos sites. “Considerando-se que os jornalistas estão entre os principais formadores de opinião, percebe-se que as instituições bancárias ainda não se convenceram, de maneira geral, da importância do bom relacionamento com a mídia a partir do universo digital”, analisa Chinan.
Confira o ranking final em três categorias:
Comunicação Geral
01)Itaú Unibanco
02)Banco do Brasil
03)Bradesco
04)Santander
05)Caixa Econômica Federal
Banrisul
06)HSBC
07)Votorantim
08)Citibank
09)Safra
Clientes
01) Itaú Unibanco
02) Santander
03) Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal
Citibank
04) Banrisul
HSBC
Bradesco
05) Safra
06) Votorantim
Imprensa
01) Itaú Unibanco
Banco do Brasil
Santander
Caixa Econômica Federal
02) HSBC
03) Banrisul
04) Citibank
05) Votorantim
Bradesco
06) Safra
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