Confiança do cliente em elevação

O Índice de Confiança do Consumidor, ICC, teve alta de 7,6%, ao passar 110,5 em agosto para 118,9 pontos em setembro. No comparativo anual, o indicador apresentou queda de 13% – quando o ICC alcançou 136,7 pontos, de acordo com a pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, FecomercioSP. O indicador varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). 
 
O avanço no nível de confiança neste mês foi influenciado pelos dois quesitos que compõe o indicador. O Índice das Condições Econômicas Atuais, ICEA, registrou elevação de 3,4% ao passar de 110,1 em agosto para 113,8 pontos em setembro. Das seis segmentações do indicador, somente duas apresentaram variação negativa. As mulheres apresentaram queda de -3,4% na confiança, passando de 111,8 em agosto para 108 em setembro, e os consumidores paulistanos com idade igual ou superior a 35 anos, com recuo de 2%, saindo de 101,7 em agosto para 99,7 em setembro. 
 
Já o Índice de Expectativas do Consumidor, IEC, apontou elevação de 10,4%, ao passar de 110,8 em agosto para 122,3 pontos em setembro. No comparativo mensal, todos os segmentos registraram aumento no otimismo, quanto ao futuro da economia. No comparativo anual, o destaque é o grupo de consumidores que ganham mais de 10 salários mínimos, o único a registrar alta (2,1%) em relação ao mesmo mês de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima