A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo, PCS/APAS, registrou 27% de otimismo em julho, em decorrência do cenário atual e futuro. Do total de entrevistados, 35% se mostraram pessimistas. Com relação ao momento atual, 21% estão otimistas, enquanto 42,4% apontam pessimismo; 36,7% permanecem neutros. Sobre a expectativa futura, 33,5% estão otimistas, 27,6% pessimistas e 38,9% neutros.
O setor supermercadista apresenta maior confiança quando se trata do seu próprio negócio. Isso quer dizer que há menor confiança quando se trata da economia de modo geral, e há maior confiança quando se trata do negócio de supermercados. A expectativa de vendas é positiva e tem-se otimismo à manutenção ou crescimento de empregos no setor.
Outro aspecto importante, característico na economia brasileira é a confiança elevada em relação ao futuro, e isso se reflete no indicador de julho, quando aponta para 21% de otimismo em relação ao momento atual, e 33,5% de otimismo futuro.
A economia com crescimento abaixo das expectativas de mercado associada à inflação elevada em diversos segmentos da atividade econômica proporciona um ambiente desfavorável tanto para a tomada de decisão por partes dos empresários, quanto para o desempenho do consumo das famílias.
De modo geral, o otimismo foi afetado de forma negativa em virtude dos resultados desfavoráveis apresentados no primeiro semestre pelo sistema econômico. Aliado a isso, a economia internacional também gera incertezas, pois interfere na condução desta atividade no Brasil. A situação política também poderá influenciar a confiança nos próximos meses e isso deve se refletir na maior variação, no indicador, em curto prazo.