Confiança, o alicerce para conquista

A crise econômica brasileira já concretiza dificuldades para os empresários. Mas é neste momento que uma característica precisa ser mantida com mão de ferro: confiança. É o que alerta o estrategista em marketing Gabriel Rossi.  “Confiança é o principal alicerce da lealdade do consumidor. Ela é conquistada por meio da consistente entrega da promessa de uma marca”. Rossi afirma que as empresas precisam ser claras com seus consumidores para não perder a confiança. “Os alicerces fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio são os seguintes: lucratividade, confiança do consumidor, crescimento e proteção aos riscos. Diluir as associações positivas de qualquer marca é um ato de suicídio. Neste cenário de desaceleração econômica, é ilógico e arriscado as marcas mentirem para seus clientes”.
Marcas sem credibilidade e confiança acabam pagando custos altos. Estratégia equivocada que impacta automaticamente nas receitas (cada vez mais enxutas) e na capacidade de crescimento da companhia. Segundo o especialista, é necessário atentar a alguns fatores que contribuem para as marcas não entregarem suas “promessas”, como a chegada de novas marcas. Afinal, corre-se o risco de perder o foco ao tentar combater a concorrência, além da expectativa de atingir lucro rapidamente. 
“No mundo global que vivemos, quem hoje controla o relacionamento é o consumidor devido ao boca a boca digital. Outro ponto que as empresas ainda pecam é a implementação lenta e irrelevante de novas tecnologias”, relata. A tendência agora vista no Brasil acontece também em outros países. “Em 1997, diversas pesquisas indicavam que os consumidores tinham um alto nível de confiança em 52% das marcas do mundo. Em 2008 esse percentual caiu para 22%. O Canadá, apenas como exemplo, passou de um nível de confiança de 62% em 2014 para 47% em 2015. Uma queda de 15%”, finaliza.

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