Conquistando clientes

Autor: Welson Marinho

Atualmente o mercado
está contaminado pelos desdobramentos da falta de gestão do governo que
instalou o caos na economia do País. Essa crise afeta, principalmente, o
comercio varejista que sofre com a queda nas vendas e a grande concorrência.
Hoje, os consumidores têm uma visão ´comoditizada´ sobre os produtos
oferecidos, isto é, a maioria dos varejistas vende de tudo. Geralmente são
produtos exatamente iguais ou com diferenças mínimas, o que leva o comprador a
buscar o produto desejado pelo menor preço possível.

Se o seu cliente ficou
satisfeito, ele provavelmente expressará isso através das redes sociais, com
amigos e parentes. Porém, caso a experiência tenha sido negativa, ele
certamente exporá essa insatisfação de forma muito mais acentuada. Por isso a
busca pela excelência e qualidade no atendimento devem ser buscadas
incansavelmente, afinal a reputação da sua empresa depende disso.

O modelo de negócio
onde os lojistas buscam de forma mais agressiva por consumidores, apresenta-se
cada vez mais em um espaço pequeno geograficamente. Portanto é necessário
manter os melhores preços, prazos e promoções de maneira acirrada e, dessa
forma, será possível captar a atenção do consumidor e fechar mais negócios.

Mas como o lojista
pode conquistar novos clientes?

Primeiramente é
necessário ampliar sua capilaridade para aumentar as chances de oportunidades.

1. Aumentar as oportunidades e para
isto é preciso conhecer os novos comportamentos de consumo para estar onde você
ainda não está:

– Empreendedores
com lojas físicas precisam estar na internet, pois o mercado digital rompe
fronteiras e soluciona problemas de tempo, frete e preço.

– Empreendedores
que já usam o e-commerce precisam melhorar a sua tecnologia, ampliar para as
plataformas, investir em ferramentas de marketing digital e exportação de
produtos.

2. Maximizar a oportunidade de venda e
oferecer mais com um custo menor, isso só é possível através de novas
tecnologias:

– Esteja
atento às oportunidades de venda e ofereça menor preço possível. Busque
melhorias que custem pouco e possibilitem uma margem de lucro maior.

– É imprescindível gerir
seus custos… Conheça seus custos!

3. Como se diferenciar num mercado tão
competitivo? Valores intangíveis melhoram a percepção dos preços de venda
tangíveis:

– Não
é preciso somente baixar os preços para vender mais, também é necessário
transmitir segurança a garantia aos clientes que fizerem negócio na sua loja. É
importante treinar a equipe de vendas e não somente o gerente da loja, eles
devem ser excelentes facilitadores.

Autor: Welson Marinho
é Diretor Comercial do Fliig

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