Consumidor e a fidelidade

Dos consumidores portadores de cartão de crédito, 50% participam de programas de fidelidade. Foi o que apurou um levantamento realizado pelo Ibope, encomendado pela MasterCard, que mostra a percepção dos consumidores internautas em relação aos programas de fidelidade diante do atual cenário econômico. Ao todo, foram ouvidos mil consumidores que utilizam cartão de crédito.
 
Dos entrevistados que não possuem programas de fidelidade, 40% apontam que nunca lhe ofereceram e 31% justificam com a dificuldade em juntar pontos suficientes para trocar por prêmios atrativos. Já 21% não entendem as regras dos programas. Dentre os que participam dos programas de fidelidade, porém não estão totalmente satisfeitos, 68% afirmam que as principais queixas estão relacionadas ao pouco valor dos pontos no momento do resgate, 55% não conseguem juntar pontos suficientes para resgate e 32% declaram que a pontuação vence rápido demais. 
 
Resgate dos pontos
Os itens para viagens, como passagens aéreas, aluguel de carros e reserva em hotéis lideram a preferência dos consumidores com 36%. Sobretudo entre os respondentes da classe A e pelos moradores do Norte e Centro Oeste, que consideram o atributo mais importante em um programa. Em segundo lugar no ranking, estão produtos em geral e eletrônicos, com 28% e são os itens preferidos dos moradores da Região Sul. Entretenimento, ingresso para shows, cinema, teatro fica em terceiro com 8%, serviços como recargas de celular e pagamentos de contas com 7%, e, por fim, dia a dia como supermercado, farmácia e posto de gasolina com 5%.
Canais de relacionamento 
Em relação aos canais de interação, site ainda é o preferido para 48%. Em segundo lugar, os aplicativos de celular com 25%, e SMS, 11%. A classe A apresenta significativa preferência pela utilização dos apps com 32%.
Neste mês, a Mastercard ampliará sua atuação no segmento de soluções em fidelidade e lançará especialmente para o varejo, emissores e adquirentes, três plataformas que permitirão aos consumidores uma melhor experiência na interação com os programas de fidelidade. As soluções possibilitam pagar as compras do dia a dia com pontos em qualquer estabelecimento comercial que aceite MasterCard no Brasil e no mundo via aplicativo, obter pontuação bonificada ou com crédito direto na fatura ou receber ofertas personalizadas de acordo com o padrão de consumo.

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