O índice de consumidores que não pretendem comprar no primeiro trimestre de 2009 é maior que no período anterior. O dado é da Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, realizada pelo Provar & Labfin, em parceria com a Felisoni Consultores Associados.
O estudo mostra que 33,4% dos entrevistados responderam que não pretendem adquirir itens dos segmentos pesquisados, enquanto que, de outubro a dezembro, esse percentual era de 26,2%. Dentre as categorias avaliadas, os itens de cine e foto lideram as intenções de compra com 13,6%, seguidos pelos produtos de linha branca que obteve um aumento de 4,2 pontos percentuais, com 10,6%, Os segmentos de informática seguem na terceira colocação com 9,0% de intenção.
“Mesmo com os impactos da crise, o percentual de consumidores que não pretendem comprar é menor que o mesmo período de 2008, quando apontava 43,4%”, avalia Cláudio Felisoni, coordenador do Provar/FIA. A pesquisa também apontou uma queda na intenção de compras pela internet. Apenas 14,2% dos entrevistados informaram ter intenção de efetuar compras on-line, ante aos 21% do trimestre anterior.