Os conteúdos disponibilizados gratuitamente na internet estão no topo da preferência dos brasileiros que acessam a web, seja no computador de casa ou do trabalho, smartphones ou tablets. É o que a aponta a 26ª edição da Internet Pop, pesquisa realizada pelo Ibope Media, com o objetivo de mapear os hábitos de consumo da internet em 13 importantes mercados do país. Dos internautas, 86% do que costumam assistir vídeos pela internet utilizam apenas serviços gratuitos. Da mesma forma, 75% das pessoas que têm o hábito de instalar aplicativos em seus celulares e tablets dizem adquirir apenas aqueles com custo zero.
O levantamento indicou ainda que 70% dos brasileiros já possuem algum tipo de acesso à internet, sendo que 38% não conseguem ficar mais do que algumas horas sem checar suas redes sociais. Além disso, 67% daqueles que acessam a internet por meio de um computador de casa costumam navegar habitualmente nessas plataformas de relacionamento. No trabalho, esse uso é de 33%. Da mesma forma, o acesso à internet via outros dispositivos, exceto computador, cresceu em relação ao último ano e totalizou 53%. Foi observado também que a posse de tablets, duplicou de 2013 para 2014. A conexão wi-fi no smartphone/tablet é a preferida por 59% dos que usam 3G/4G e wi-fi nos seus aparelhos. Já entre aqueles que utilizam a web em casa, 93% têm banda larga e 72% possuem acesso wi-fi.
“Por meio do estudo Internet Pop, conseguimos analisar não só a evolução do acesso à internet e seu impacto no cenário midiático, como também compreender o comportamento dos seus usuários e oferecer informações estratégicas que apoiem a tomada de decisão”, afirma Juliana Sawaia, diretora de learning & insights. Para realizar a pesquisa, o Ibope Media entrevistou 18.541 pessoas, de ambos os sexos, a partir dos 10, das classes ABCDE e residentes nas regiões metropolitanas do Brasil (Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória).