Os revendedores brasileiros esperam crescimento nas vendas de eletrônicos no período que antecede e compreende a Copa do Mundo (abril, maio e junho). O otimismo se estende também aos demais países participantes da pesquisa “Expectativas de Vendas Copa do Mundo 2010”, realizada pela Marco Consultora, consultoria especializada em desenvolvimento e implementação de serviços de marketing sob medida.
Durante o mês de abril e a primeira semana de maio, foram entrevistados 144 revendedores de produtos eletrônicos de quatro países da América Latina (Brasil, Argentina, Chile e México). Os resultados mostram que 90% dos pesquisados esperam vender mais do que no mesmo período de 2009. De acordo com a pesquisa, 55% afirmaram que as vendas serão muito melhores; 35%, melhores; 7% iguais; 1% piores e 1% não tinham opinião formada. Além disso, 34% de todos os participantes da pesquisa esperam um crescimento acima de 50%.
Nos quatro países estudados, é esperado um grande crescimento nas vendas, porém o otimismo é maior no Brasil: 52% esperam um crescimento muito maior nas vendas em relação ao mesmo período de 2009 e 48% esperam um crescimento maior. “Muito do otimismo do brasileiro, está relacionado com o recente histórico da economia do país e subseqüentes melhoras no poder aquisitivo do brasileiro a produtos eletrônicos”, afirma Henrique de Campos Junior, responsável no Brasil pela pesquisa.
A principal explicação de 69% dos pesquisados para o crescimento é a Copa, mas muitos entrevistados (23%) acreditam que as vendas serão favorecidas por promoções e pelo contexto econômico. No geral, os entrevistados apontaram as TVs de LCD como os produtos que mais serão vendidos. A propensão ao consumo impulsivo também se estende a home theaters, aparelhos de som, reprodutores de DVD e Blu-Ray, notebooks e celulares.