Cresce a adoção da Internet das Coisas

Uma alta porcentagem dos tomadores de decisões corporativas
entendem e estão no processo de implantação da Internet das Coisas, além de
classificarem o uso da tecnologia como parte de sua estratégia empresarial,
revela um estudo da Zebra Technologies Corporation, conduzido pela Forrester
Consulting. A consultoria entrevistou tomadores de decisões de TI e empresários
de quase 600 companhias globais dos setores de varejo, produtos de consumo,
indústria, transporte, governo, petróleo/gás, saúde e hospitalidade.

Em 2012, a Zebra pilotou uma investigação inicial sobre o
conhecimento e taxa de adoção da Internet das Coisas (ou IoT, na sigla em
inglês) nas empresas. O estudo intitulado “Building Value from
Visibility” (Construindo valor a partir da visibilidade) estabeleceu um
fundamento sobre a implantação global de IoT nas empresas e destacou alguns
pontos, que se tornaram referência para este recente estudo, como o aumento de
sua adoção. Na primeira pesquisa, 15% das empresas possuíam uma solução de IoT
instalada, hoje, esse número subiu para 25%. 

Entre as principais descobertas está o fato de que mais de
80% das companhias pesquisadas acreditam que a solução de IoT será, em uma
década, a mais estratégica iniciativa de tecnologia para suas organizações.
Essas empresas buscam a Internet das Coisas como um modo de tratar uma
variedade de desafios estratégicos, operacionais e empresariais. Aproximadamente
65% das companhias pesquisadas em todo o mundo estão no processo ou já
concluíram a implementação, sendo: 60% das companhias norte-americanas; 52% das
companhias europeias; 71% das companhias latino-americanas; mais de 70% das
companhias pacífico-asiáticas.

Além disso, dos entrevistados, 83% identificam a
infraestrutura de Wi-Fi e as tecnologias de rastreamento de locação em tempo
real como alicerces importantes ou muito importantes das soluções de IoT.
Tecnologias de sensor para monitorar ativos e o ambiente do entorno também
foram apontadas com elementos de tecnologia importantes ou muito importantes
por mais de 80% das companhias globais. Aproximadamente, metade das companhias
pesquisadas identificou a melhoria na experiência do consumidor como um dos
cinco principais benefícios da implantação das soluções IoT. Otimização da
cadeia de suprimentos, visibilidade, prevenção de perdas e eficiência de custos
também foram identificados dentre os cinco importantes benefícios, entre 44% e
46% das empresas.

“Nos últimos dois anos, houve uma crescente necessidade
por parte das organizações para se obter um quadro completo de suas operações
empresariais. Acredito que, com esses resultados da pesquisa, está cada vez
mais perceptível que as empresas estão adotando globalmente soluções de
Internet das Coisas para se armarem com dados e inteligência de tempo real,
além de se tornarem mais inteligentes e conectadas. Na Zebra, nós acreditamos
que as soluções IoT e de visibilidade podem ajudar as empresas a alcançarem
novos patamares de eficiência e a fornecerem grande valor aos seus clientes”,
afirma Anders Gustafsson, CEO da Zebra Technologies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima