Quase metade dos consumidores utilizam a tecnologia para realizar compras nos canais on-line
Os dispositivos inteligentes, os chamados aparelhos smart, estão cada vez mais presentes nos hábitos de consumo dos brasileiros. É o que aponta o “Smart Economy Report 2024”, levantamento realizado pela consultoria Bip sobre os impactos da tecnologia nos hábitos de compra no varejo virtual e físico. No Brasil, os dispositivos inteligentes já são utilizados por 45% dos consumidores pesquisados pela consultoria em compras realizadas em canais digitais e on-line. A opção pelos dispositivos inteligentes se dá desde realizar tarefas simples, como fazer uma lista de compras, e se estende em pesquisas de qualidade do produto, marca, serviço ou loja, comparação de preços, assim como para receber notificação quando o valor diminuir.
A leitura de QR Code e as funções por voz também passaram a fazer parte dos hábitos de consumo dos brasileiros. Ambas as tecnologias são utilizadas por 41% dos entrevistados, de acordo com o levantamento da consultoria. O Chatbot é a tecnologia menos usada por brasileiros (21%). De acordo com o levantamento, o consumidor brasileiro está cada vez mais presente em canais on-line e digitais: 48% dos entrevistados utilizam ‘sempre’ ou ‘quase sempre’ os canais on-line e digitais em suas compras, enquanto 34% compram igualmente em canais digitais e lojas físicas. Ao todo 82% dos brasileiros já utilizam os canais on-line e digitais para realizar compras.
A pesquisa ouviu 304 consumidores na amostragem, a maioria dos entrevistados se identifica como mulher (54% da amostragem) e tem um perfil jovem, com 71% dos entrevistados com até 44 anos de idade e apenas 5% com mais de 65 anos de idade.