Crescimento com qualidade



A Tim encerrou 2011 consolidando-se na vice-liderança do mercado de telefonia móvel brasileiro, posição retomada em julho, com mais de 64 milhões de usuários, crescimento de 13 milhões de novas linhas. A empresa atribuiu a conquista aos bons resultados da área de atendimento ao cliente – evolução demonstrada nos principais indicadores oficiais.

 

Ela continuou sendo a segunda empresa de telefonia menos demandada nos Procons cadastrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). A operadora manteve a taxa registrada em 2010, de 0,04% de reclamações sobre a base de assinantes. A companhia também cumpriu a meta acordada com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) para aumento da resolutividade das reclamações, fechando acordos na maioria dos casos analisados pelos Procons cadastrados.

 

Já a pontuação no Índice de Desempenho no Atendimento (IDA) da Anatel cresceu em mais de 10% ao longo do ano. A companhia ainda mantém o melhor desempenho nos indicadores do Plano Geral de Metas de Qualidade, também medido pela Anatel, com 100% de cumprimento das metas de atendimento desde agosto de 2010.

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Crescimento com qualidade


Cada vez mais se consolida a ascensão da classe C e D, criando por consequência uma maior participação no mercado de consumo. “Esta consolidação continuará acontecendo nos próximos anos e será fonte potencial do crescimento do mercado financeiro”, comenta Luciana Sammarco, superintendente de experiência com o cliente HSBC, ao avaliar o ano de 2011. Como resultado, Luciana comenta que o ano foi de crescimento para o banco.
 
Diante disso, o HSBC dobrou o número de gerentes, reduziu a quantidade de clientes por gerente e investiu na capacitação das equipes para não só atender a demanda, como garantir a qualidade no atendimento aos clientes. “Além disso, temos um processo de melhoria contínua, onde as sugestões dos clientes são o principal critério para o desenvolvimento e ajustes dos nossos serviços”, completa. Para 2012, de acordo com Luciana, o HSBC pretende aumentar a presença no “mundo digital”, com a entrada nas redes sociais.
 
Essas ações são importantes, pois o consumidor está cada vez mais consciente, de acordo com Luciana. “Eles estão buscando mais seus direitos. No mercado financeiro vimos isso pelo aumento de solicitações feitas às instituições financeiras e ao Banco Central”, complementa.

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