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Crise pode não abalar Black Friday

Mesmo que os consumidores estejam mais receosos com cenário econômico atual, a maioria das pessoas (71%) pretende comprar na Black Friday se encontrar bons descontos. Segundo mostra uma pesquisa realizada pelo Zoom, com 20 mil pessoas. Os demais entrevistados (28%) afirmaram não terem dúvidas de que comprarão e apenas 1% não tem intenção de aproveitar o evento, que este ano acontecerá no dia 27 de novembro.
 
Ainda assim, os consumidores estão cautelosos por se tratar de um ano em que o país enfrenta uma recessão. Por conta disso, 66% dos entrevistados avaliarão se irão gastar menos por conta da crise dependendo dos descontos que encontrarem. Já 30% pretendem efetivamente pisar no freio nas compras e apenas 4% afirmam não terem a intenção de diminuir os gastos esse ano. Além disso, junto com o problema da alta do dólar, os consumidores passaram a pesquisar ainda mais os preços. Quase a totalidade dos ouvidos (91%) disse que utiliza comparadores de preços e produtos para facilitar essa tarefa. 
Apesar de mais precavidos, a maioria aposta nas promoções da Black Friday, sendo que 49% tem a expectativa de encontrar melhores ofertas no evento do que nas liquidações fora de época que o varejo tem realizado. Outra perspectiva otimista para o evento é de que 64% das pessoas gostariam de antecipar suas compras de Natal. Por tudo isso, a expectativa de tíquete-médio para a data continua a mesma do ano passado, pois 57% têm intenção de gastar mais de R$ 1.000 e 27% pretendem investir de R$ 500 a R$ 1.000. Os produtos mais desejados são celulares/smartphones (57%), TVs (43%), eletrodomésticos (33%), eletroportáteis (29%) e notebooks (27%). 
Black Friday mais forte
Outra constatação importante do estudo é que cada vez mais a Black Friday ganha força no Brasil, pois 64% das pessoas afirmam realmente ter encontrado descontos significativos nos produtos que desejavam na edição passada. Além disso, 40% dos consumidores estão confiantes de que esse ano também encontrarão boas ofertas. Para os entrevistados, a data tem uma relevância ainda maior no comércio eletrônico, pois a grande maioria (85%) acredita encontrar descontos melhores nas lojas online do que no varejo físico. 
Além disso, a confiança dos consumidores no e-commerce também aumentou e 84% dos entrevistados afirmam ter segurança sobre o recebimento do produto comprado dentro do prazo acordado com a loja. Além disso, com o aumento do uso de comparadores de preços e produtos as pessoas estão mais conscientes sobre recursos gratuitos de apoio à compra. Dos entrevistados, mais de 75% já conhecem o serviço gratuito Zoom Garante, que assegura aos clientes o recebimento do produto comprado nas lojas parceiras ou o dinheiro de volta. “A Black Friday ganhou muita maturidade na edição passada e isso fez com que a confiança dos brasileiros sobre a relevância das promoções crescesse expressivamente”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “Para o varejo, o evento desse ano tem ainda mais peso, já que será a oportunidade dos lojistas liquidarem seus estoques, uma vez que o ritmo de crescimento do e-commerce desacelerou no primeiro semestre desse ano.”

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