Há 10 anos, o advogado Rogério Dib de Andrade estabeleceu como principal diferencial do Escritório Andrade Advogados o atendimento aos clientes. “Lidamos com pessoas que enfrentam processos judiciais longos. Temos que dar todo o suporte e atenção possível aos nossos clientes para que eles se sintam seguros em trabalhar com a nossa equipe”, explica. Porém, o grande desafio de um escritório de advocacia é como cobrar pelos serviços de pesquisa, levantamento, entrevistas e horas ao telefone.
Andrade começou a perceber que as despesas que ele tinha com telefonia eram tão altas que, em alguns casos, ultrapassavam os honorários. “Fiz um levantamento da conta telefônica e percebi que estava pagando para trabalhar”, relata. Foi aí que procurou no mercado uma tecnologia que o ajudasse a solucionar esse problema. O advogado então investiu na solução Avaya IPO500, central híbrida baseada em comunicação convergente que utiliza tecnologia TDM e IP para voz, dados, a integração de telefonia analógica, digital e IP, além das aplicações convencionais de PABX.
“Temos seis escritórios localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte. Para atender às necessidades dos clientes, precisamos ter comunicação unificada entre os advogados, integrando voz, dados, chat e e-mail”, conta Andrade. Ao substituir a linha analógica por um link digital e uma central telefônica, foi possível interligar os 42 advogados do escritório. “Conseguimos recuperar cerca de 95% dos nossos gastos com telefonia por meio da solução da Avaya”, completa.
A IPconnection, parceiro de negócios da Avaya, integradoras em TI e telecom, participou da instalação e implementação da solução. O grande desafio era integrar o PABX IP com o software Equitrac, que tarifa as despesas de telefonia com os clientes do escritório e fornece essas informações para o sistema jurídico de Gestão Integrada – Sisjuri -, da Andrade Advogados. “Era fundamental que as duas tecnologias conversassem, pois esse software permite, por exemplo, o acompanhamento on-line de todas as informações processuais da empresa”, explica.
Além do IPO 500, o escritório de advogacia adquiriu 45 telefones da Avaya, alguns aplicativos como de transferência de chamadas e placa para o celular. “A tecnologia nos trouxe benefícios como agilidade no atendimento, diminuição na perda de ligações, mobilidade, recuperação das despesas com telefone, entre outros”, enumera. Para o futuro, o advogado pretende implementar videoconferência e vídeo chamada, para acessar diversas funcionalidades de comunicações, independente do local, rede ou dispositivo, além de configurar a solução para realizar chamadas de celular para celular usando a central telefônica.