Empresas e executivos têm buscado otimizar recursos e melhorar a performance das ações de marketing por meio da tomada de decisão com base em dados. Diante deste cenário e depois de criar e gerenciar projetos com a sua empresa Datalogos, Rogério Carpi se dedicou a desenvolver Produtos Analíticos de Marketing, ferramentas específicas de análise para as diferentes etapas do processo. “Até o momento já são 25 produtos, e a meta é chegar em pelo menos 40 até o final de 2008”, projeta Carpi. Os produtos são voltados às áreas de marketing direto; marketing e vendas; CRM; geomarketing, mercado financeiro, entre outros.
“As decisões de marketing estão cada vez mais baseadas em dados. Em projeto recente para o varejo, por exemplo, a Matriz de Serviços desbancou a tese que o preço era o principal atributo considerado pelos consumidores de baixa renda de um determinado supermercado”, diz Carpi. Por conta disso, os investimentos puderam ser direcionados nos itens mais relevantes. “Proponentes com cadastro impecável apresentaram probabilidade de fraude três vezes maior do que a média geral. Ou ainda um determinado perfil de devedores apresentou cinco vezes mais sucesso na recuperação de crédito do que a média. Com os produtos é possível ser mais científico nas tomadas de decisões e maximizar os investimentos”, explica.