A Whirlpool Latin America em parceria com a ESPM, escola de Comunicação, Marketing e Gestão, lançou um desafio real aos alunos da instituição: acompanhar um consumidor – durante 48 horas – em casa, no trabalho e na vida social para mapear seus anseios e desejos, de modo a gerar soluções inovadoras e comercialmente viáveis. O projeto intitulado ´Desafio Brastemp 48H´ visa compartilhar o conhecimento e contribuir para a profissionalização da inovação no Brasil. “Por meio dessa parceria queremos dividir a nossa expertise com os futuros profissionais para que eles percebam que a inovação deve ser parte do DNA de qualquer empresa”, destaca Vitor Bertoncini, diretor de estratégia da Whirlpool Latin America.
O estudo dos hábitos de consumo realizado pelos alunos apontou, por exemplo, que a rotina dos consumidores – e dos membros das suas famílias – está cada vez mais intensa. Observou-se que ter a possibilidade de realizar diferentes tarefas de modo eficiente e no mesmo período de tempo, seja em casa ou no trabalho, é imprescindível nos dias de hoje. Nesse cenário, os benefícios da conectividade extrapolam as redes sociais e as ferramentas de pesquisas, e batem à porta de novas possibilidades. Uma delas, citadas pelos consumidores monitorados, é a facilidade em ter os eletrodomésticos conectados, como, por exemplo, controlar na própria geladeira o vencimento de alimentos – evitando o desperdiço – ou ter o download de uma receita diretamente no fogão.
Além disso, os alunos mapearam entre os consumidores jovens, a perda, ao longo dos últimos anos, de conhecimento sobre como cuidar da casa (desde como preparar um arroz até melhor forma de lavar as roupas), apontando necessidade de soluções mais práticas e cômodas para o universo doméstico para facilitar o dia a dia.
Com duração de cerca de dois meses, o desafio teve como fio condutor incentivar os estudantes na arte de inovar, por meio de um case real de mercado. Como parte da proposta de capacitação, os profissionais da Whirlpool ministraram na ESPM aulas de metodologias de inovação, tendências e branding para dar suporte aos alunos nas análises de comportamento do consumidor. Os cinco grupos finalistas contaram com coaching dos profissionais de marketing e inovação da Whirlpool, que dedicaram boa parte do tempo para ajudar os estudantes na conclusão do trabalho. O projeto vencedor será apresentado até o final do mês à vice-presidente de marketing da Whirlpool.