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Dia dos Namorados não promete

O cenário econômico atual, com desemprego, juros elevados, maiores exigências nos crediários e alta inflação, pode inibir a intenção de compra nesse Dia dos Namorados. E, de certa forma, afeta as expectativas dos lojistas paulistanos. Esses esperam faturar 9,7% menos do que no ano passado. A fragilidade financeira exige uma postura mais conservadora dos consumidores, que passaram a priorizar o pagamento de dívidas em vez de presentear. Ao menos, é o que mostra uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, FecomercioSP, com 1.122 consumidores na capital paulista. 
Prioridades nas contas
Do total ouvido, pouco mais de 82% dos paulistanos disseram que optariam por pagar as dívidas e não presentear os companheiros no Dia dos Namorados, caso tivessem de escolher entre um ou outro. É o maior índice registrado na série histórica, iniciada em 2011. Para as mulheres essa proporção atinge 87,7%. A sondagem também revelou que 61,9% das pessoas que namoram pretendem comprar presentes. Uma queda de 6,7 pontos porcentuais na comparação com o ano passado, quando 68,6% pretendiam presentear. 
A crise seria o principal responsável por essa retração. Uma vez que houve um aumento da proporção de entrevistados que afirmaram que não irão dar presentes por estarem em condições financeiras ruins ou endividados (58,5%, ante 41% em 2015). O desemprego também foi um dos motivadores mais citados entre os que não desejam presentear: 6,6% não comprarão lembranças devido à falta de emprego, contra 6,1% vistos no ano anterior.
Estoque menor 
Tal posição pessimista, não por menos, acabou refletindo no varejo. Dos lojistas entrevistados, 47% afirmaram que estão com um estoque menor em relação ao ano anterior. Em 2015, essa proporção era de 26%. Além disso, apenas 5% afirmaram ter contratado funcionário temporário. 
 
Tíquete médio
O valor do tíquete médio também apresentou queda de 4,9%. Passando de R$ 160 para R$ 152 neste ano. Se descontada a inflação do período, os presentes deverão ter um valor real 15% abaixo do verificado no ano passado. Já com relação às formas de pagamento, mais de 77% dos consumidores querem pagar à vista. Por outro lado, lojistas dizem que, na prática, o cartão de crédito acaba sendo o preferido e 66% dos clientes devem utilizar esse modo de pagamento. Para a assessoria econômica da FecomercioSP, as facilidades e o parcelamento acabam seduzindo muitos consumidores que estavam dispostos a pagar de imediato quando entraram na loja.
 
Pesquisa e sintonia entre casais
O levantamento mostrou ainda que 76,4% dos entrevistados costumam pesquisar antes de decidir qual presente comprar, sendo que 34% visitam até três estabelecimentos. Adicionalmente, 46,4% vão comprar o presente na véspera da data e 39,7% afirmaram já possuir o presente com uma semana de antecedência. Outra descoberta feita com a pesquisa é que parecer haver uma sintonia entre os casais paulistanos na escolha do presente. Já que 36,7% dos entrevistados querem presentear com vestuários, calçados e acessórios e 15,2% com perfumes e cosméticos. Enquanto 32,9% querem ganhar itens de vestuários, calçados e acessórios e 11,8% perfumes e cosméticos.

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