Os lojistas estão apostando no apelo afetivo do Dia dos Pais para alavancar as vendas de agosto. Ou, ao menos, recuperar os baixos índices que vem se apresentando desde o início do ano. “Assim como ocorreu no Dia das Mães – quando o comércio cresceu quase 10% – o Dia dos Pais também sensibiliza os consumidores, no entanto o crescimento não deve ser muito significativo”, comenta Ivonei Pioner, diretor financeiro da CDL Caxias.
A previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul é um crescimento de 8% em relação ao ano passado, nos setores impactados pela data, tais como vestuário, calçados e artigos esportivos, bebidas, joalherias e óticas e livrarias. “Essa é uma época em que vendemos muito bem tênis, jaquetas e agasalhos”, comenta o gestor da Kenpo Esportes, Leandro Lazzari. A Kenpo investiu em uma nova loja recentemente e, por conta disso, Lazzari acredita que as vendas crescerão em torno de 10% em comparação a agosto de 2015. “O tradicional mix da loja garante ótimas escolhas para os filhos e esposas que querem presentear os pais”, conta.
Já o diretor das Lojas Magnabosco, Pedro Horn Sehbe, comenta que os clientes estão apostando mais na qualidade das peças e investindo em marcas reconhecidas para proporcionar aos pais produtos mais duráveis. “Acredito em um leve crescimento que pode ficar entre 5% e 7%. Nosso inverno não foi ruim. E o Dia dos Pais mescla o final de uma liquidação com a chegada das novidades. As pessoas estão muito mais conscientes e menos consumistas. Elas querem qualidade e durabilidade nas peças e temos várias marcas que oferecem justamente essa alta qualidade”, ressalta Sehbe.
Eduarda D´Agostini, marketing da Boccati Vinhos, espera superar 40% de crescimento no mês de agosto, média que vem atingido durante o ano. “O Dia dos Pais para nós é muito bom. Vendemos muito bem vinhos e acessórios para vinhos, principalmente kits”, comenta.