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Clóvis Souza, CEO e fundador da Giuliana Flores

Dicas para um empreendedor varejista

Além de conhecer o mercado em que deseja atuar e investir em sua equipe, é fundamental oferecer produtos de qualidade e inovadores 

Autor: Clóvis Souza 

Empreender no varejo não significa apenas abrir um negócio, mas também assumir multifunções. Lidar com imprevistos, dificuldades e entender de gestão financeira e de pessoas deve fazer parte do escopo de trabalho. Além disso, inevitavelmente haverá uma série de desafios: da carga tributária à falta de mão de obra qualificada às rápidas e constantes mudanças nos hábitos de consumo e na concorrência. 

Os desafios ainda são agravados nos primeiros cinco anos do negócio, considerado o período de maior taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas. Para se manterem competitivos no mercado, os empreendedores precisam ter clareza a respeito de sua missão e propósito e ficar atentos aos diversos aspectos do empreendimento, que envolvem desde o planejamento e aprimoramento da gestão, até o investimento em tecnologia e inovação. 

Muitos empreendedores também sentem dificuldade em definir essas estratégias e, por isso, reunimos três pontos essenciais para turbinar todos os setores de um comércio. 

1. Planejamento para criar processos eficientes, práticos e eficazes 

Para que os processos internos e o fluxo de trabalho funcionem de forma integrada e com eficiência, realizar o planejamento estratégico no varejo é fundamental. Com a rápida transformação digital no setor, os desafios dos gestores das indústrias varejistas também acompanham as novas tendências. Para que o empreendimento funcione de forma eficiente, é imprescindível manter os processos mapeados, transparentes, seguros e auditáveis. 

Outra dica para ampliar a gestão no que diz respeito ao atendimento ao consumidor é investir em omnicanalidade. A facilitação da experiência de compra junto à tecnologia e a oferta de serviços ágeis, aliada aos fretes mínimos ou gratuitos, tornam a jornada de compra mais atraente para as lojas e o cliente final. 

2. Equipe alinhada com negócio  

É imprescindível que seus colaboradores entendam e “vistam a camisa” do seu negócio. Nesse sentido, investir em treinamentos e cursos profissionalizantes, além de valorizar financeiramente as conquistas das pessoas, é uma estratégia que estimula a equipe e influencia diretamente nos resultados. Alinhar o objetivo do corpo de vendas ao objetivo do negócio ajuda cada pessoa do time a concentrar seus esforços e fazer uma diferença real na empresa. 

Outra estratégia importante é criar métodos mais dinâmicos e simples, otimizando a operacionalização da sua loja, por exemplo, ao desenvolver uma confiança mútua entre os membros e criar um sistema integrado entre eles, isso reduz a necessidade de retrabalho, bem como entregas sem qualidade e fora das expectativas. O uso de um sistema eletrônico é uma excelente oportunidade para melhorar o índice de vendas e a atuação dos membros do seu empreendimento, que passarão a ter mais qualidade na execução das atividades diárias. 

3. Produtos de qualidade  

Além de conhecer o mercado em que deseja atuar e investir em sua equipe, é fundamental oferecer produtos de qualidade, colocando-se, assim, à frente das novidades do setor. A gestão da qualidade é importante para que a empresa consiga destaque em seu mercado. Um produto ou serviço entregue com eficiência aumenta a procura, tem a recomendação de clientes e influencia a concorrência.  

Padrão de qualidade é um conjunto de características de um produto ou serviço que atendem às necessidades dos clientes, como durabilidade, eficiência no uso, acabamento, entre outros pontos que prolongam a longevidade ou que tornam a experiência do cliente positiva. Isso não pode ser deixado para trás, mas podemos ir além: oferecer uma experiência completa, desde a compra no site, até o pós-venda, o produto de qualidade e com diferenciais (carta, cupom de desconto para próxima compra, etc.). Fechar o ciclo da qualidade aliado ao diferencial: a fórmula é certa. 

Clóvis Souza é fundador e CEO da Giuliana Flores.

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