Das 64 marcas pesquisadas, apenas 3% estabeleceram relação duradoura e sustentável com o consumidor de baixa renda, segundo dados de uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligências, em parceria com a Troiano. “O consumo popular e as marcas” teve entre suas principais conclusões que as marcas, quase na sua totalidade, ainda buscam alternativas para conquistar a confiança do novo consumidor.
A análise contou com um trabalho de campo, na qual foram feitas 3.003 entrevistas e 20 vivências etnográficas. Ela ainda focou quatro mercados específicos: cerveja, fastfood, financeiro e Telecom. E analisou a relação dos consumidores com o produto, a distribuição, o preço, o atendimento, a comunicação e a marca. Se nos prendermos aos fatos da pesquisa, pode-se concluir que 97% das marcas perderam a maneira e não sabem ainda se comunicar com uma massa de pessoas que consumirão em 2014 cerca de R$ 1,1 trilhão ou 470 bilhões de dólares.
Mas como chegar até eles? O Ibope Inteligência afirma que é preciso mais do que propaganda unilateral, conceitual e elitista, os novos consumidores querem interação, mobilidade. Hoje, muitos desses futuros clientes não entendem nem se emocionam com as mensagens que lhes chegam, isso porque as suas referências estão distantes das informações passadas pelas marcas. O resultado é uma maior dificuldade de aproximação com essas empresas.
Hoje, com o aumento do acesso à internet e ao uso de smartphones, os clientes, enquanto trocam constantemente mensagens nos aplicativos e redes sociais, são mais exigentes, comparam preços e, principalmente, atendimento de qualidade. Através de informações que lhes chegam traduzidas por seus formadores de opinião, escolhem em quais marcas e lojas devem trocar seus reais por mercadorias de sua necessidade (independente da marca).
São esses formadores de opinião que também traduzem para as marcas e através delas a forma como os consumidores devem gastar dentro do mês suas rendas, que colocam esse mercado consumidor popular brasileiro entre as 16 nações consumidoras do planeta.