A edição 2013 do Black Friday no Brasil superou todas as expectativas e foi responsável por um crescimento nominal de 217% em relação a 2012, e movimento R$770 milhões, quebrando todos os recordes de faturamento, segundo dados da E-bit. O número de pedidos feitos via internet no Brasil chegou a 1,950 milhão, número cinco vezes maior do que um dia normal. O tíquete médio das compras ficou em R$ 396. A categoria mais vendida foi “Telefonia/Celulares”, seguida por “Eletrodomésticos”, “Moda & Acessórios”, “Informática” e “Eletrônicos”, respectivamente.
A previsão inicial, feita no início de novembro, era de que as vendas durante todo o dia gerassem R$ 390 milhões para o e-commerce, mas, às 17h, esse número já tinha sido alcançado. Segundo Pedro Guasti, diretor geral da E-bit, os resultados da Black Friday superaram até mesmo os mais otimistas e vão impactar no Natal. “Com o décimo terceiro em mãos e os descontos oferecidos, muitas pessoas aproveitaram para antecipar os presentes. O Natal representa entre 15% e 20% do total das vendas do ano. Em 2013, certamente terá um peso maior por causa da Black Friday”, conclui.