O faturamento do comércio eletrônico no Brasil, nos primeiros seis meses de 2010, chegou a R$ 6,7 bilhões, de acordo com dados publlicados na 22ª edição do Relatório WebShoppers, elaborado pela e-bit, com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Esse valor representa aumento nominal de 40% em relação ao primeiro semestre de 2009, quando registrou R$ 4,8 bilhões. As categorias de produtos mais vendidas no período que compuseram o “top five” foram: livros e assinaturas de revistas e jornais; eletrodomésticos; saúde, beleza e medicamentos; informática e eletrônicos.
Segundo Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, o primeiro semestre do ano foi alavancado pela Copa do Mundo e pelas oportunidades que o evento agregou por meio das vendas on-line. “A primeira metade de 2010 foi excelente em faturamento. Com certeza, a Copa influenciou os resultados, já que as pessoas adquiriram produtos de maior valor agregado. Além disso, por conta do final da redução do IPI, os consumidores decidiram antecipar a compra de produtos de linha branca para aproveitar impostos ainda reduzidos. Esse fator, aliado às promoções e apelos das lojas virtuais, trouxe maior interesse ao consumidor para comprar mais pela internet nesse período”, concluiu.