E-commerce e os mundos on-line e offline



Autor: Natan Sztamfater

 

Tecnologia da informação para automatizar processos na loja virtual, e-mail marketing para divulgar as ações promocionais, links patrocinados e busca orgânica  para aumentar a audiência do site, comparadores de preço para maior interesse dos internautas que buscam por preço e campanhas de branding, a fim de aumentar a credibilidade da marca e falar com o público alvo. Eis o marketing digital, cada vez mais forte pela sua capacidade inesgotável de mensuração.

 

Todos esses recursos são –  ou deveriam ser –  imprescindíveis para uma loja virtual ganhar mais e mais adeptos pelas compras on-line. O fato é que eles vêm se tornando fundamentais e, em um tempo não muito distante, commodities! Isso mesmo. A receita de marketing on-line para mensurar, segmentar e vender mais já está mais do que comprovada que tem efeito, mas, arrisco-me a dizer: em partes.

 

Uma parte do sucesso das lojas virtuais certamente tem relação com o fato de saber investir em marketing digital com a ajuda de agências especializadas no e-commerce, plataformas que automatizam processos e muita tecnologia. As dicas são: esteja sempre atento. O e-commerce apresenta novidades incríveis todos os dias. Acompanhe os grandes players internacionais e nacionais e analise. Preocupe-se em modernizar sua loja virtual constantemente, mas repare que todas as lojas virtuais que realmente se destacam têm uma boa base e, principalmente, uma gestão que vai muito além do portal.

 

A concorrência on-line está cada dia mais acirrada. Para realmente se diferenciar e estar sempre a frente é preciso uma inovação contínua. Divulgar em comparadores de preço, como o Buscapé, sempre foi uma ótima estratégia.  No entanto, percebe-se que, diariamente, entram novas lojas para anunciar e assim o que importa para os consumidores é quem tem o melhor preço.  Hoje você tem uma ferramenta de atendimento, amanhã todos têm. O que diferencia são as pessoas que estão administrando por trás. E aí falamos novamente do offline.  Hoje você tem um Google muito bem gerenciado com SEO, links patrocinados e… amanhã todos também têm. O que importa cada vez mais é um mix de produtos diferenciados e um site bem receptivo. E quanto à melhor ferramenta de envio de email marketing? De novo…todos vão investir também. Aproveite para se relacionar com seus clientes, envie conteúdo relevante e fidelize-os cada vez mais. Não pare de evoluir no marketing digital. Inovação e modernidade refletem em admiração pela marca.

 

O varejo on-line de sucesso tem grandes chances de dar certo também no ambiente offline, visto a solidificação do setor varejista no mundo, de maneira geral. Acontece que tudo o que é novo traz audiência e quando falamos de presença em ambiente web, a proposta do conceito aliado ao crescimento do e-commerce ganha proporções gigantes. Para dar um exemplo, a loja de vinhos de bairro, com preços muito competitivos, mix de produto inigualável, atendimento de primeira, funcionários bem treinados, bom relacionamento com fornecedores e sempre com aquela novidade inacreditável, ao abrir o canal de vendas on-line, terá tudo e ainda a chance de atender a todo o território nacional.

 

Mesmo com uma loja on-line a todo vapor, onde 70% das vendas, por exemplo, são provenientes dos fortes investimentos em marketing on-line, devo dizer que o ambiente físico, com ações de comunicação em massa ainda é, e deverá por muito tempo, o grandioso meio para crescer de maneira mais certa e acelerada, mesmo quando estamos falando de comércio eletrônico.

 

A combinação dos dois fatores é perfeita (on-line e offline), mas resolvi escrever esse artigo porque nesse curto tempo de presença no e-commerce, mas intenso pelo seu crescimento acelerado, percebi que muitas lojas virtuais voltam seus investimentos, ou a maior parte deles, ao marketing on-line, mas precisam também enxergar na comunicação em massa grandes oportunidades.

 

Há um movimento inverso, onde grandes e médias lojas on-line estão percebendo a potencialidade do mundo físico. A NetShoes, que decidiu apostar suas fichas na venda 100% on-line, hoje patrocina um time de futebol, evidenciando o poder da massa, sem deixar de lado os investimentos on-line, claro. A Sacks, reconhecida pelo seu case de sucesso de “zero a R$ 100 milhões” em nove anos de mercado, teve sua grande evolução pela exclusividade de distribuição com seus fornecedores (negociação offline para depois então ser transportada ao ambiente on-line).

 

A Giuliana Flores, que vem ocupando posição de liderança nas vendas de flores pela internet, investe em propagandas em rádio e TV, além de mídia indoor nos aeroportos de São Paulo (capital) e Guarulhos, mas tem uma atenção grande com ações de e-mail marketing, redes sociais, entre outras. A minha loja virtual começa a ganhar novos rumos também. Não deixo de investir no ambiente on-line e ele é parte fundamental de nosso crescimento diário, mas certamente nossa loja física é que trouxe a confiabilidade aos usuários na loja virtual e um poder de compra maior junto aos fornecedores.

 

Para quem aposta no ambiente de vendas on-line, o principal é enxergar as oportunidades do negócio em si. A parte de tecnologia e marketing digital não só pode como deve ser terceirizada com empresas que nasceram para isso. Há as agências digitais especializadas em marketing on-line e as diversas empresas que trabalham diariamente para trazer tecnologias mais robustas para crescimento da loja virtual.

 

As empresas que chegam primeiro sempre ganham vantagem competitiva. Estar com uma agência especializada em comércio eletrônico que pense nas tecnologias on-line e na consultoria como um todo para se destacar entre os concorrentes com ferramentas e estratégias de marketing é essencial. O marketing digital para o e-commerce é importantíssimo, principalmente quando conta com uma boa gestão….no offline.

 

Resumindo, a cada dia que passa a tecnologia será mais e mais igual para todos. O dom do comércio continuará reinando. O segredo? Certamente está na raiz do empreendedorismo e no poder de negociação. Repito: o marketing digital e a tecnologia são importantes, mas vão virar commodities. Cuide da sua marca no ambiente on-line, mas fundamentalmente, fora dele também.

 

Natan Sztamfater é fundador da Portcasa e CEO da Cookie Web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima